segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Campanha oferece teste rápido de HIV, sífilis e hepatites em 220 municípios

Até o dia 1º de dezembro, 385 serviços de saúde do Paraná vão oferecer gratuitamente o teste rápido para diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, as hepatites B e C, e o HIV (vírus da Aids). A campanha “Fique Sabendo” foi lançada nesta quinta-feira (22), em Curitiba, pelo secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, e será realizada em 220 municípios do Estado. 

“O objetivo é ampliar o acesso ao teste rápido, uma ferramenta confiável e de boa adesão da população. Sabemos que uma epidemia silenciosa pode estar ocorrendo e por isso, além do diagnóstico, também estamos estruturando uma rede assistencial para tratar os casos de forma humanizada e eficiente”, explicou Caputo Neto.

O Paraná é o único Estado da região sul a participar da mobilização nacional. Estima-se que nos 10 dias de campanha, mais de 50 mil testes sejam realizados no Estado. Após o período, os testes rápidos de sífilis e HIV continuam disponíveis nos postos de coleta. Já os testes das hepatites B e C estarão em 35 Centros de Testagem e Acompanhamento. A previsão é que até o final de 2013, todos os tipos do teste rápido sejam implantados nos 399 municípios paranaenses. 

Diagnóstico - A cada quatro pessoas infectadas com o HIV, uma ainda não sabe que tem o vírus. Embora não haja cura para Aids, é possível retardar os efeitos da doença com um tratamento adequado, garantindo qualidade de vida ao paciente. No caso do HIV o resultado é definitivo. Já para a sífilis e Hepatites B e C, o teste serve como triagem para a indicação de exames mais completos.

“Queremos identificar essas pessoas que vivem com o vírus. Com isso, poderemos evitar casos de transmissão vertical, por exemplo, aquele que ocorre de mãe para filho na hora parto”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. Somente em 2011, 19 casos de transmissão vertical de HIV e 412 de sífilis congênita foram registrados no Paraná. Com o Mãe Paranaense, a intenção é reduzir drasticamente esses números, visto que o teste rápido é indicado já na primeira consulta do pré-natal – tanto para a gestante, quanto para o companheiro. Com o tratamento, as chances de transmissão vertical são nulas.

O teste rápido necessita de apenas uma gota de sangue para análise. Antes e após todo o processo, é feito um trabalho de aconselhamento, com orientações de medidas preventivas e outras informações sobre doenças sexualmente transmissíveis. O resultado do exame sai em cerca de 30 minutos e, em caso de positividade, imediatamente a pessoa é encaminhada a um serviço especializado no tratamento.

Números - Segundo a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Elisete Ribeiro, o público alvo da campanha são os jovens. “Quase metade dos casos de Aids registrados no Estado são de jovens e adolescentes, com idade entre 13 e 34 anos. Esperamos que com a praticidade do teste rápido, esse público busque mais saber como está sua saúde”, afirmou. 

Anualmente, o Paraná registra 1,3 mil novos casos de Aids, 1,5 mil novos casos de Hepatite B e mil novos casos de Hepatite C. Com a ampliação do diagnóstico, a tendência é que esses números aumentem gradativamente, mas os casos serão identificados mais cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!