quinta-feira, 13 de junho de 2013

Alunos aprendem mecatrônica básica no Complexo Pedagógico

Já tradicional em Araucária, o Curso de Mecatrônica Básica Educacional oferecido no Complexo Pedagógico Lucy Moreira Machado (vinculado à Secretaria Municipal de Educação -  SMED) permite aos alunos aprenderem ciências de forma prática e divertida. Às segundas-feiras, um grupo de 80 estudantes, divididos em quatro turmas, participam do curso que faz parte do Clube de Ciências existente no Complexo.
Ao longo de quatro meses, os participantes (de 12 a 18 anos) recebem instruções teóricas (com apostila) e práticas que envolvem Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Meio Ambiente. Com reaproveitamento principalmente de peças de equipamentos de informática, os alunos dão movimento a carrinhos elétricos que eles mesmos construíram.
“O Clube de Ciências é um estímulo para despertar o que eles querem fazer no futuro”, destacou o responsável pela oficina, o professor Jordalino de Ramos Oliveira. Segundo ele, além de verem na prática o conteúdo  normalmente recebido em sala de aula, os participantes da oficina ainda desenvolvem a criatividade ao adaptar peças e a socialização já que o grupo é formado por pessoas de diversas escolas do município.
E se engana quem pensa que o interesse pelo curso é só dos meninos. Há várias meninas que também participam e se saem muito bem, de acordo com o professor. O interesse em saber mais do assunto motivou a aluna Kelli Andressa dos Santos Hofamann, 14 anos, da Escola Municipal Sebastião Tavares (Jd. Planalto), a procurar o curso. Ela conta que gosta de física e de inventar coisas e por isso se identificou com o curso. Entre os benefícios em sua formação, ela destaca a melhora em matemática e em física. A experiência aprendida no curso faz a jovem sonhar em fazer faculdade de Engenharia Mecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!