segunda-feira, 28 de maio de 2012

Por que as cobras têm a língua bifurcada?



“Eu sempre tive curiosidade de saber porque as cobras tem a língua dividida. Existe explicação para isso?” Janster V. Passos
Sim, Janster, existe uma explicação biológica para a morfologia da língua da cobra. Que a língua da cobra é bifurcada muita gente sabe, mas o que as pessoas desconhecessem é que as cobras são animais completamente surdos. Isso mesmo, elas não podem detectar nenhum som pelo ar como nós podemos. E isso passou a ser um problema para esses animais, pois como são predadores precisam caçar e sem ouvir fica tudo mais complicado.
A língua bifurcada veio com a evolução desses animais para ajudá-los a procurar o caminho até o alimento podendo detectar vibrações no solo não só com língua, mas também com sensores espalhados pelo corpo. Para encontrar e capturar sua presa, as serpentes utilizam sua língua bifurcada que serve como um dispositivo de rastreamento. A bifurcação é proposital para aumentar o seu campo de alcance.
Tirando a língua várias vezes da boca, ela espera sentir literalmente o “gosto” do ar e do solo. A língua bifurcada detecta substâncias químicas, odores e aromas do ambiente que são processados para a interpretação. Acredita-se que uma serpente encontra sua presa apenas sentindo seu cheiro, podendo seguir suas pegadas apenas provando o ar e o solo com sua língua bifurcada.


fonte:Blog Diário da Biologia

Aproveitando o gancho!
Visite o nosso 1° zoológico em Curitiba e confira as serpentes no serpentário, é muito legal. E possui uma variedade boa de serpentes como jiboias, cascavel, coral etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!