terça-feira, 30 de agosto de 2011

Gripe, mais uma epidemia?


H5N1 mutante
A gripe H5N1, mais conhecida como gripe aviária, pode estar ressurgindo graças a uma mutação genética do vírus.
O alerta foi dado hoje pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Cientistas já haviam alertado para essa possibilidade, no início do ano passado:
A FAO refere-se a "um possível ressurgimento do H5N1 - influenza aviária altamente patogênica - em meio a sinais de que uma cepa mutante do vírus mortal da gripe aviária está se espalhando na Ásia e além, com riscos imprevisíveis para a saúde humana."
Gripe aviária
O vírus H5N1 infectou 565 pessoas desde que apareceu pela primeira vez, em 2003, matando 331 delas, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A última morte ocorreu no início deste mês no Camboja, que registrou oito casos de infecção humana este ano - todos eles fatais.
Desde 2003, o H5N1 matou ou forçou o abate de mais de 400 milhões de aves e causou cerca de US$ 20 bilhões em prejuízos econômicos em todo o mundo, antes de ter sido eliminado da maioria dos 63 países infectados em seu pico em 2006.
No entanto, o vírus permanece endêmico em seis países, embora o número de surtos em aves domésticas e populações de aves selvagens venha encolhendo de forma constante - de um pico anual de 4.000, para apenas 302, em meados de 2008.
Fonte: Diário da Saúde (site)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!