quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Estamos preparados?

Você já se imaginou tendo alguma limitação? Eu já, aliás já fiquei temporáriamente três vezes limitado.
Na primeira vez, descobri que a pólvora queima lentamente apenas nos filmes. Quando risquei o palito bem próximo da pólvora, isso lá com meus 8anos. Removi 70% da pele da minhão. Foram 2 meses sem poder fazer as coisas direito.
Na segunda vez, descobri que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. Minha moto ficou em três pedaços. Quebrei o joelho e fiquei cinco meses sem me movimentar direito. Ganhei um dinheiro do seguro e um fio de titânio na perna.
Na terceira vez, fiquei semi surdo, fiz mais uma descoberta, assoar o nariz produz uma pressão violenta e pode levar toda secreção para seu ouvido. Foram dois meses tentando entender o que os outros falavam.
Estamos preparados?
Aqui na universidade apareceu uma aluna especial para fazer física, nos deixando sem saber o que fazer. Apesar da estrutura para locomoção de cadeirantes existir, não tinhamos idéia do que fazer. As salas não estão adaptadas, as carteiras não são próprias. Imagine isso dentro do laboratório, limitações físicas e limitações dos próprios aparelhos utilizados. Afinal, era a primeira a tentar fazer esta graduação nestas condições. Além disso tinhamos os professores em frente de uma nova cituação. Como agir, como abordar, como tratar?
A aluna não queria tratamento especial, não queria ficar isolada, não admitia tratamento diferenciado, fora uma rampa para alcançar a bancada do laboratório.
Estamos preparados?
Esta semana, recebi uma aluna especial, no ensino médio. Problemas de infância causaram dificuldades na escrita, dificuldades com o raciocínio lógico matemático (segundo ela mesma). Como abordar, como não discriminar, como não deixar os pré conceitos dela e dos alunos restantes não influenciar no ensino? Diferença, esta aluna, já colocou no seu pensamento que é limitada.
Como agir? Qual a melhor maneira de tratar o aluno? Qual a melhor maneira de lidar com o problema? O que se pode aprender?
Estamos preparados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!