terça-feira, 2 de agosto de 2011

Dormir pouco impede formação de memórias

Um novo estudo parece confirmar algo de que pais exaustos já suspeitavam: a falta de sono, causada por interrupções frequentes, impede que o cérebro forme novas memórias.

Apesar de tais resultados terem sido obtidos a partir de um estudo com camundongos, algumas mães que não conseguem dormir tanto quanto gostariam - entre elas a autora do estudo, Asya Rolls, da Universidade de Stanford - dizem que o resultado parece descrever também aquilo que ocorre com os humanos.
A pesquisadora diz sofrer de um mal apelidado de "mãenésia", o torpor mental que se instala pouco após o parto e pode durar até que os pequeninos aprendam a dormir a noite toda.
"Eu me lembro dos meus filhos quando eram bebês, mas trata-se de uma memória muito confusa, que tem como base principalmente fotos e vídeos", diz Asya, que publicou seu estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences.
De fato, ela descobriu que acordar suas cobaias com frequência fez com que elas desenvolvessem uma espécie de amnésia. Depois de uma noite de descanso, suas cobaias se mostravam curiosas, investigando novos objetos na gaiola, enquanto ignoravam outros objetos mais antigos e familiares. Mas, após uma noite maldormida, os camundongos se assemelhavam mais a gente com ressaca que não lembra da farra da noite anterior, informa Asya, que diz ter sido acordada pelos filhos a cada duas horas nas primeiras semanas.
No laboratório, ela interrompeu o sono dos animais ao estimulá-los com pulsos de luz a cada 60 segundos. Ela disse que, no dia seguinte, eles se comportavam como se nunca tivessem visto certos objetos.
Os ratos de laboratório costumam acordar com frequência superior à das pessoas, diz ela. Ainda assim, estimulá-los com tanta frequência pode ter impedido que eles transformassem memórias de curto prazo em lembranças de prazo mais longo.
Fonte: O Estado de São Paulo

Várias pessoas famosas dormiam pouco, nem por isso tinham problemas de memória. Para ratos funciona, para seres humanos.... Ainda estou nessa fase de acordar à noite, mas ... do  que estavamos falando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!