quinta-feira, 3 de abril de 2014

Softwares educacionais em código aberto

Segundo a enciclopédia livre Wikipédia, Software Livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial).
Softwares educacionais em código aberto
E tratando-se de Software Livre o Governo Federal do Brasil é um ótimo exemplo. Hoje existem vários setores da máquina administrativa pública onde são aplicados o SL. Desde 2003, o Governo Federal incentiva seus gestores a usar Software Livre. Além de economia, já que um mesmo programa pode ser instalado em várias máquinas, o Brasil ganha em tecnologia e segurança da informação.

Órgãos como o Banco do Brasil já trocaram todos os programas utilizados nos terminais de atendimento pelos Softwares Livres. Receita Federal, Ministério da Fazenda e Polícia Federal estão migrando ou já migraram para essa tecnologia. Na área educacional não seria diferente, como mostrei em post anterior falando sobre o Linux Educacional

Desta vez mostrarei alguns softwares educacionais em código aberto que, para mim, como professor de Matemática, já se tornaram indispensáveis em minhas aulas. 


[Artigo original escrito por Edigley Alexandre | Twitter: @prof_edigley | 

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!