quinta-feira, 11 de outubro de 2012

UFPR aguarda regulamentação da lei das cotas para fazer alterações



Fachada da UFPR
A UFPR vai ter que mudar a resolução do próximo vestibular (que será em novembro e dezembro próximos) para se adaptar à nova lei das cotas para as universidades públicas. A definição depende da regulamentação que está sendo esperada para esta quarta-feira  (10/10) ou amanhã quinta-feira (11/10). O coordenador do Núcleo de Concursos, professor Raul von der Heyde, participou ontem (09/10) em Brasília de uma reunião com o Secretário de Ensino Superior do MEC, Amaro Lins e a diretora de Políticas e Programas de Graduação de Ensino Superior do MEC, Paula Branco de Melo. No encontro, os representantes do MEC explicaram a lei sancionada em agosto, mas que ainda depende de regulamentação para entrar em vigor.
É só com base nesta regulamentação final que a UFPR poderá definir as adaptações que precisam ser feitas para que a lei seja cumprida aqui, segundo Raul von der Heyde. A UFPR adota a reserva de 20% das vagas de cada curso para cotas sociais e outro percentual igual para as raciais. “Vamos ter que nos adaptar”, disse o coordenador do NC.
Acredita que na próxima semana o reitor convocará representantes da Pró-Reitoria de Graduação, do Núcleo de Acompanhamento Acadêmico e demais envolvidos para começar a definir as mudanças na UFPR, que deverá ser implantada antes do mês de novembro, quando ocorre a primeira fase do vestibular 2012/2013.
Pela lei, as universidades públicas devem destinar 12,5% das vagas para o sistema de cotas, mas há outras particularidades que não são levadas em conta na UFPR, como a exigência da renda de 1,5 salário mínimo. Outra exigência é o ensino médio cursado em escola pública. Na UFPR o critério inclui também o ensino fundamental como critério básico. São alterações deste tipo que precisam ser feitas, mas de acordo com o coordenador do vestibular, o número de vagas para as cotas devem permanecer igual porque a resolução da UFPR tem vigor até 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!