terça-feira, 10 de julho de 2012

Cientistas descobrem genes ligados ao bom rendimento escolar


Da Redação - Revista Veja- 04/07/2012 - São Paulo, SP
Mapeamentogenético de 1.674 pessoas mostra predominância de trêstipos de genes naqueles que tiveram sucesso nos estudos

Uma pessoa atentae persistente na escola pode ter um bom rendimento escolar, chegar àuniversidade e ter os melhores empregos e salários com uma boaqualidade de vida. Mas aquele que não consegue atingir os melhoresníveis educacionais pode ter as raízes dessa dificuldade emseus genes.
De acordo com umestudo publicado no periódico Developmental Psychology, daAssociação Americana de Psicologia, três genesestão ligados ao sucesso na vida educacional.
Pesquisadores dasuniversidades de Cincinatti, Iowa, Saint Louis e da Florida coletaraminformações de um banco de dados nacional feito comadolescentes norte-americanos, chamado de Add Health, e cruzaram asinformações sobre rendimento escolar, nível escolardos pais, conclusão dos estudos e análisegenética.
Os dados mostraramque aqueles que tiveram melhor rendimento escolar apresentavamalterações em três genes.
Metodologia - OAdd Health foi construído em quatro fases de coleta de dados, entre1994 e 2008, quando os participantes estavam no ensino médioaté a idade de 24 a 32 anos. Os estudantes e seusresponsáveis responderam a questionários, foramentrevistados, e alguns aceitaram oferecer material genético para obanco de dados.
A pesquisaconduzida pelos pesquisadores para mapear os genes contou com os dados de1.674 pessoas deste banco de informações. Entre os quetiveram melhor rendimento escolar, a análise mostrou aprevalência de alterações em três genes dosistema dopaminérgico (ligado ao desenvolvimento de processoscognitivos): DAT1, DRD2, DRD4.
Esses genessão os responsáveis por transportar e receber a dopamina– substância ligada ao prazer e àmotivação. Por isso, são conhecidos por estaremligados à atenção, ao comportamento violento, àcapacidade cognitiva e à inteligência.
De acordo comKevin Beaver, coordenador do estudo e professor de Criminologia eJustiça Criminal na Universidade Estadual da Flórida, a maiorcontribuição da pesquisa é mostrar que há essarelação entre os genes e o sucesso nos estudos, mas a maneiracomo isso ocorre ainda não está clara.
Segundo ele,outros aspectos externos também influenciam no rendimento escolar.`Há evidências de que a genética opera nainteligência, mas isso ocorre de modo indireto por meio daconcentração, do comportamento e das habilidades de cada um`,disse Beaver.
O próximoavanço na pesquisa será analisar a relaçãoentre esses genes e o ambiente, de acordo com o estudo.

CONHEÇA APESQUISA
Títulooriginal: Dopaminergic Polymorphisms and Educational Achievement: ResultsFrom a Longitudinal Sample of Americans
Onde foidivulgada: revista Developmental Psychology
Quem fez: Kevin M.Beaver, John Paul Wright, Matt DeLisi, Michael G. Vaughn
Instituição: universidades de Cincinatti,Iowa, Saint Louis e Florida
Dados deamostragem: dados de 1.674 pessoas coletados em quatro fases, entre 1994 e2008, quando os participantes estavam no ensino médio até aidade de 24 a 32 anos.
Resultado: Entreos que tiveram melhor rendimento escolar, a análise mostrou a alterações em três genes: DAT1, DRD2, DRD4.
 

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