segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Enfermeiros são reprovados na medição de pressão arterial


Pressão baixa
Uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou resultados preocupantes quanto à capacidade dos profissionais de saúde para lidar com a pressão arterial dos pacientes.
A aferição da pressão arterial é um procedimento simples, mas fundamental para os pacientes críticos internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
"De tão simples, a questão pode não estar sendo tratada com o cuidado necessário," comenta a enfermeira Taciana da Costa Farias Almeida, autora da pesquisa.
Reprovados
Em testes feitos com 54 enfermeiros que atuam em UTIs para adultos, em três hospitais do município de Campinas, a nota média de acertos foi de 4,6, de um máximo de 10.
Ou seja, das 40 questões de múltipla escolha sobre os três métodos de aferição da pressão arterial - auscultatório, oscilométrico e canulação arterial - disponíveis e realizados em UTIs para adultos, os profissionais de saúde acertaram, em média, entre 18 e 19 questões.
"Em minha opinião, os resultados foram alarmantes e revelaram lacunas no conhecimento dos enfermeiros, as quais precisam ser revistas. Se considerarmos que a média de aprovação em cursos superiores em instituições de ensino é 5, muitos seriam reprovados no quesito medida da pressão arterial (PA)," afirma a enfermeira.
Fonte: Diário da Saúde
leia mais

Bem não posso dizer que estou surpreso com isso. Isto é apenas o resultado do que plantamos. Quando estamos na sala de aula como professores, acabamos passando alunos que não tem capacidade, alunos que sabem parcialmente a matéria. O reflexo disso é o que se vê por ai, engenheiros que constroem prédios tortos ou com material de 2°, erros médicos, maus profissionais em diversos campos. Temos culpa? Acredito que sim, faltou nosso comprometimento, principalmente por aceitar um sistema que força o aluno a ser aprovado sem saber nada. Quem vai pagar um erro de leitura destes enfermeiros da reportagem? Eu, você, nós. Mas a culpa toda não é apenas minha, é sua também, que não se esforça o suficiente, pois a aula é dada, a matéria está no quadro, o tempo todo para revisar você teve, mas existiam coisas mais importantes para fazer. Felizmente alguém nota e o mau profissional acaba sendo punido, pena que as vezes é tarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!