segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Crise no ENEN


Desânimo conspira contra o Enem

Alunos desmotivados ignoram o exame e lançam dúvidas sobre a eficiência do teste que tem como função avaliar o ensino médio
Ponta Grossa - Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trazem uma relação incômoda: na média, quanto mais baixa a participação dos alunos, menor a nota das escolas. O fenômeno é um indicativo de um ciclo perverso do ensino médio brasileiro, incapaz de criar nos adolescentes a vontade de prosseguir nos estudos. Sem precisar da nota do Enem para entrar em uma faculdade ou curso pós-médio, já que o exame não é obrigatório, estudantes das escolas de pior qualidade ou mais isoladas têm pouca motivação para se inscrever no teste.
Criado para avaliar a qualidade do ensino médio, o Enem passou a “esquecer” aqueles que mais podem ser ajudados pela criação de indicadores de qualidade. No ano passado, apenas 18% dos colégios do país e 12% do Paraná tiveram participação acima de 75%. Estão entre eles as melhores notas do país – com a exceção de escolas técnicas, nas quais a participação é mais baixa porque a formação conduz os alunos ao mercado de trabalho e é boa o suficiente para garantir melhores notas no teste. A fatia de 82,5% das escolas desse grupo ficou acima da média nacional.

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