segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Gerenciamento em sala de aula 2


 LIÇÃO 2: Previna a confusão


 Vamos encarar a realidade: os alunos (e também os adultos) ficam
frustrados quando não compreendem, ou não sabem o que vem a seguir.
Assim, tanto para os alunos, como para os adultos, esta frustração
acaba desembocando em  problemas de disciplina.

Assim, é de suma importância que os professores saibam antecipar e
evitar qualquer possibilidade de confusão “ antes” que os problemas
apareçam. Lembre-se, o gerenciamento efetivo da sala de aula requer um
professor que seja proativo.

Uma maneira de evitar a confusão do aluno é ser consistente. Sua aula,
jamais deverá ser uma surpresa para os alunos. Por exemplo, tenha
sempre definido a sequência, ou ordem da sua aula especificado logo no
início para os alunos. O roteiro do que acontecerá na aula não deve
ser um mistério para os seus alunos.

Você pode fazer isso, colocando no canto superior direito do quadro
-de- giz a seqüência de atividades que ocorrerão naquela aula, bem
como o tempo para cada uma delas.

Informe também qual é o objetivo daquela lição, o que você espera que
eles aprendam. Você não acha que seria uma boa idéia seus alunos
também saberem o que se espera deles ?

Uma outra estratégia de aprendizado muito simples  que reduz
consideravelmente  a confusão dos alunos  é checar o entendimento
deles ao longo da aula. Simplesmente pergunte a um ou dois alunos
(escolha aleatoriamente) para repetir o entendimento do que você
acabou de ensinar. Você pode usar esta estratégia quer seja na hora da
explicação de algo novo,  nas orientações para um trabalho em grupo,ou
até mesmo no estabelecimento dos combinados da sala.

Fazendo isso várias vezes ao longo da aula você constatará cada vez
menos confusão dos alunos e por conseguinte menos problemas de
gerenciamento da sala.
--------------------------------------------------
 A lição de hoje parece ser simplista, entretanto, muitas vezes são as
estratégias mais simples que resultam em maior sucesso.
 Ensinar não tem que ser uma experiência penosa, desde que você
conheça as estratégias mais eficientes para usar.



Colaboração prof. Haroldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!