sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Criada célula solar com uma única molécula
Criada célula solar com uma única molécula: O experimento vai ajudar a projetar sistemas artificiais que imitem a fotossíntese.

O fotossistema-I é excitado opticamente por um eletrodo (no alto). Cada elétron é transferido passo a passo em apenas 16 nanossegundos.[Imagem: Christoph Hohmann/Nanosystems Initiative Munich]
Plantas transgênicas: Por que e para quem?
Plantas transgênicas: Por que e para quem?: Liberados há quinze anos nas Américas e na Índia, os OGM, ou plantas transgênicas, continuam a suscitar desconfiança na Europa e ainda mais na Suíça.
Lentes de contato especiais poderão curar miopia
Diagrama da miopia no olho humano - a correção da condição com óculos e lentes pode ter um efeito cumulativo com a hipermetropia. |
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
Livros grátis
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
IFPR abre inscrisções
Teve início nesta segunda-feira (1) o período de inscrições para o Processo Seletivo 2013 do Instituto Federal do Paraná (IFPR). São ofertadas 3009 vagas em 87 cursos técnicos e superiores nas cidades de Assis Chateaubriand; Campo Largo; Cascavel; Curitiba; Foz do Iguaçu; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Palmas; Paranaguá; Paranavaí; Telêmaco Borba e Umuarama.
As inscrições custam R$ 30 e devem ser realizadas por meio do site www.ifpr.edu.br até o dia 1 de novembro. Pedidos de isenção da taxa serão aceitos até o dia 15 de outubro. As provas serão realizadas no dia 16 de dezembro nas 14 cidades que possuem câmpus do IFPR. Os candidatos deverão realizar a prova na cidade onde o curso pretendido é ofertado.
Das vagas oferecidas para cada curso, 20% serão de inclusão racial, destinadas a estudantes de cor preta ou parda que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro. Outros 40% serão de inclusão social, disponibilizadas para estudantes oriundos de escolas públicas. Ainda haverá reserva para candidatos indígenas (5%) e com deficiência (5%), sendo destinadas à concorrência geral 30% das vagas.
Não poderão candidatar-se às vagas de inclusão racial, social, ou às vagas destinadas a indígenas e pessoas com deficiência os candidatos que já possuem curso superior.
A homologação do resultado final do Processo Seletivo está prevista para o dia 1 de fevereiro de 2013. As aulas, para a maioria dos cursos ofertados, começam no primeiro semestre do próximo ano.
O edital do Processo Seletivo está disponível na página http://reitoria.ifpr.edu.br/processo-seletivo-2013.
Cursos
A relação completa dos cursos, bem como as descrições de cada um deles, pode ser consultada no Guia de Cursos IFPR 2013, disponível para download no site do Instituto.
A relação completa dos cursos, bem como as descrições de cada um deles, pode ser consultada no Guia de Cursos IFPR 2013, disponível para download no site do Instituto.
Avaliação
Para o ingresso nos cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio, a prova avaliará conhecimentos referentes ao Ensino Fundamental. Já a seleção para os cursos técnicos subsequentes, e também para os cursos superiores, irá considerar conhecimentos relativos ao Ensino Médio.
Mostra de Cursos
Neste mês de outubro, todos os câmpus do IFPR promovem mostras para explicar aos candidatos os detalhes sobre cada curso oferecido. O calendário completo está disponível no hotsite http://www.ifpr.edu.br/mostra.
Neste mês de outubro, todos os câmpus do IFPR promovem mostras para explicar aos candidatos os detalhes sobre cada curso oferecido. O calendário completo está disponível no hotsite http://www.ifpr.edu.br/mostra.
Edital
O Edital IFPR nº 06/2012, que rege o Processo Seletivo 2013, está disponível para consulta no endereçohttp://reitoria.ifpr.edu.br/processo-seletivo-2013.
O Edital IFPR nº 06/2012, que rege o Processo Seletivo 2013, está disponível para consulta no endereçohttp://reitoria.ifpr.edu.br/processo-seletivo-2013.
HC procura estudantes voluntários para projeto com pais e pacientes da Neuropediatria
O programa de voluntariado do HC está selecionando estudantes de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional para participar do projeto Ocupando o Tempo: reflexões e discussões na sala de espera. São palestras e encontros de curta duração para pais e crianças atendidos no Centro de Neuropediatria. São abordados assuntos desde a higiene infantil, até limites como tempo de permanência das crianças no computador ou no celular.
Muitos pacientes de outras cidades chegam de ambulância pela manhã e só são atendidos à tarde. O projeto é uma forma de ocupar o tempo desse público com informações importantes. Os universitários interessados em ser voluntários podem entrar em contato com Jaqueline pelos telefones 3598-0160 e 3264-9101 ou enviar e-mail para jacque.glaser@gmail.com.
EDUCAÇÃO ESPECIAL - CURSO
Custo do curso - 25 reais
Ensino inclusivo beneficia crianças especiais, confira em nossa seção EDUCAÇÃO ESPECIAL.
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Inclusão x Exclusão
Ouvi muito `não` até conseguir matricular meu filho, conta mãe de menino autista
Mariana Monzani - UOL Educação - 30/09/2012 - São Paulo, SP
A escola deveria ser direito de todos, seja de crianças e adolescentes
em situação de inclusão ou não, segundo a LDB (Lei das Diretrizes e
Bases da Educação Nacional). Contudo, Patrícia Rodrigues de Campos
Rocha, 33, mãe do Guilherme, 7, diagnosticado com autismo, conta que
ouviu muito “não”até conseguir matricular o filho em uma escola de
ensino regular.
Patrícia
conta que escutou `diversas desculpas”: “não estamos preparados para
recebê-lo”’, `aqui tem muitas escadas e pode ser perigoso`, `ele usa
cadeira de rodas?`, `só podemos aceitá-lo se você pagar uma profissional
para cuidar dele por fora”.
Segundo
Marie Claire Sekkel, do Instituto de Psicologia da USP, autora de um
pesquisa sobre inclusão, após as crianças passarem por essa experiência,
elas não reproduzem, apenas, o discurso politicamente correto, elas se
diferenciam na formação e no modo como agem no mundo. `Não achar que é
só porque a criança tem deficiência que ela vai dar mais trabalho em
sala de aula.”, fala.
“O
que eu reconheço como fundamental, hoje, é a disponibilidade das
pessoas em poder pensar diferente, em poder fazer diferente, em se ver
diante dos pequenos desafios da vida e encontrar novos caminhos usando
os recursos que elas têm”, diz Prislaine Krodi, psicóloga da Creche
Pré-Escola Oeste da USP (Universidade de São Paulo), um estabelecimento
modelo de inclusão.
Thomaz Fernandes - G1 Globo.com -30/09/2012 - Rio de Janeiro, RJ
A
professora Érica Aparecida de Fátima dos Santos, de 30 anos, dá aulas
de história como temporária em escolas estaduais de Piracicaba (SP) há
três anos. Além das dificuldades inerentes a lecionar para adolescentes e
atuar na rede pública, a piracicabana ainda precisa se desdobrar
diariamente para enfrentar a deficiência visual sem prejudicar o
aprendizado dos alunos.
Quando
Érica nasceu, problemas no parto deixaram sequelas na sua visão. À
medida que foi crescendo, a professora perdeu gradualmente a visão até
ficar completamente cega aos 16 anos. Durante a readaptação, descobriu a
vocação para ensinar. `Depois que passei pelo processo de adaptação,
passei a ensinar braile e descobri que tinha vocação para lecionar. Como
gostava de história, fiz o vestibular e passei`, relatou.
Na
Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), que é adaptada para
deficientes, Érica foi prevenida sobre as dificuldades que enfrentaria
após se formar. `Uma professora me falava das minhas limitações e de
como poderia superá-las. Ela me orientou sobre o meu direito de
solicitar um assistente e me preveniu que não seria fácil`.
Adaptações
Há um ano, Érica conseguiu, por meio de processo judicial, um professor
assistente encarregado de escrever a lição na lousa e auxiliar na
questão disciplinar. Até então a professora se encarregava sozinha de
todo o trabalho, que vai além do conhecimento da matéria. `No meu
primeiro ano, o Estado rejeitou meu pedido por um auxiliar. Então
precisei requisitá-lo na justiça`, afirmou.
Sem
a ajuda de um assistente com visão da sala de aula nos dois primeiros
anos, a professora elaborou adaptações ao próprio trabalho. `Como eu não
conseguiria passar a matéria na lousa, fazia todo o conteúdo no meu
computador (sonorizado) e passava para a turma ou deixava uma cópia com o
representante de classe`, explicou.
Para
ministrar provas, sempre havia um funcionário da escola para garantir
que os alunos não fraudassem o exame. Para corrigi-las, ela recorria à
mãe e a irmã, que liam as respostas para que ela apontasse erros e
acertos. O principal problema foi conter casos de indisciplina. ``Pelo
fato de eu não enxergar, os alunos acham que tem uma liberdade que não
encontram com outros professores. É duro quando 30 alunos estão falando
ao mesmo tempo e saber que se eu enxergasse bastava uma repreensão para
eles se calarem`, disse.
Parceria e rendimento
Apesar de ter conseguido `sobreviver` dois anos sem o auxiliar, Érica
admite que o seu desempenho e o andamento das aulas é inferior sem esse
auxílio. `Mesmo conversando com os alunos e sendo respaldada pela
diretoria, não adianta achar que não precisava do auxiliar, pois
precisava`, contou.
O
professor de matemática Murilo Feliciano, de 20 anos, está há três
meses atuando como os `olhos` de Érica, seja lendo provas, escrevendo na
lousa ou apontando o aluno responsável pela conversa em sala de aula.
`Para mim está sendo uma experiência boa dentro da sala de aula, mesmo
fora da minha área`, disse.
Superação
Érica sente-se na obrigação de representar um exemplo para deficientes
visuais. O Estado não respondeu ao questionamento sobre o número de
deficientes visuais em salas de aula da rede estadual, mas ela afirma
que não é uma prática. Por ser uma das poucas, a professora crê que um
erro ou uma desistência podem prejudicar a inserção de deficientes na
área. `O deficiente visual nem desistir pode`, completou.
HIV pode ter gerado bactéria iSalmonella/i mortal
A nova linhagem de bactéria do gênero Salmonella é chamado iNTS, da sigla em inglês para salmonela não-tifoide invasiva.[Imagem: Wikipedia] |
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Fotos
Atualizei as fotos - Semana Cultural do Colégio Cecília Meireles
Fabricação de Vinho e Cerveja.
Fabricação de Vinho e Cerveja.
Banco de Leite Humano do HC foi reformado
prédio da Maternidade, as novas instalações do Banco de
Leite Humano do Hospital de Clínicas. Com uma área de 275 metros quadrados o banco de leite ficou mais moderno, permitindo conforto às mães e foi adequado às normas da Vigilância Sanitária. A unidade ganhou ainda o consultório do
enfermeiro (para o atendimento das mães e doadoras), a sala de
administração, a sala de recepção e a sala do nutricionista. Além disso,
todos os móveis foram trocados.
Os recursos para essa reforma vieram do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) em um valor total de R$ 366.823,27.
SOBRE O BANCO DE LEITE HUMANO ─ Os trabalhos de coleta do Banco de Leite Humano do HC iniciaram em 1978, em uma sala do 3º andar do prédio da
Maternidade do Hospital. Em 1987, mudou para o 4º andar do mesmo prédio,
onde permanece até hoje. Entre os anos de 1999 e 2000, eram coletados 350
litros por mês. Atualmente, a coleta tem variado de 150 a 250 litros
mensais. Assim, atende à necessidade interna do Hospital. A expectativa é de que com a reforma seja possível recuperar o volume anterior.
Todo leite coletado é destinado com prioridade , aos nascidos no HC, e excedente pode ser repassado às unidades de Saúde, aos bebês que não podem ser amamentados pela mãe.Visando aumentar as doações, o Hospital de Clínicas realiza campanhas permanentes e ainda faz coleta domiciliar, que é a principal fonte de entrada de leite no banco. Já a coleta interna é voltada às mães com excesso de leite, que manifestem vontade e necessitem doar.
UFPR e Hospital Erasto Gaertner realizam campanha de prevenção ao câncer de colo de útero
Uma
campanha de prevenção ao câncer de colo de útero vai mobilizar
profissionais dos programas Casa (Centro de Atendimento à Saúde), do
Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade do Departamento de
Genética, do Departamento de Tocoginecologia da UFPR, e também do
Hospital Erasto Gaertner. Todas as mulheres ─ alunas, professoras e
servidoras técnico-administrativas ─ que pertencem à comunidade
universitária e tenham entre 15 e 45 anos estão convidadas a participar.
O período de exames será de 16 a 20 de outubro, no Casa 3, e os
agendamentos já podem ser feitos pelo telefone 3361-6066.
Durante a campanha, será realizada a coleta cervical para dois exames: o citológico (papanicolau ou preventivo), que detecta alterações celulares no colo do útero, e o exame molecular captura híbrida, para detecção precoce do HPV. Este exame detecta a presença do HPV de alto risco, mesmo na ausência de lesões. No caso da inclusão deste exame haverá também a coleta de uma amostra de sangue.
Para participar é preciso atender alguns critérios, como não possuir histórico de lesões cervicais (ter realizado cauterização ou conização), não estar grávida, não
ter sido submetida à cirurgia para remoção do útero, entre outros itens que serão informados durante o agendamento. O número de atendimentos é restrito. Mais informações: 3361-6066
Durante a campanha, será realizada a coleta cervical para dois exames: o citológico (papanicolau ou preventivo), que detecta alterações celulares no colo do útero, e o exame molecular captura híbrida, para detecção precoce do HPV. Este exame detecta a presença do HPV de alto risco, mesmo na ausência de lesões. No caso da inclusão deste exame haverá também a coleta de uma amostra de sangue.
Para participar é preciso atender alguns critérios, como não possuir histórico de lesões cervicais (ter realizado cauterização ou conização), não estar grávida, não
ter sido submetida à cirurgia para remoção do útero, entre outros itens que serão informados durante o agendamento. O número de atendimentos é restrito. Mais informações: 3361-6066
UPDATE
As plataformas online de educação Coursera, edX e Udacity oferecem cursos com a grife de universidades de prestígio, como Harvard, MIT e Stanford, sem cobrar nada. Elas usam as redes sociais e democratizam o aprendizado. Veja como funcionam
Pode parecer complicado, mas não é: o ensino à distância é possível para todas as idades
Leia mais em UPDATE e saiba quais cursos, como onde ...
Para quem quiser ver as redes sociais através dos olhos de um educador... veja a dica abaixo:
As redes sociais desempenham cada vez mais um papel de primordial importância na educação. Todavia, em especial quando se fala em termos profissionais, há quer procurar alternativas que fujam aos facebooks onde cabe toda a gente e onde a conversa acaba por fugir ao essencial.
Dois sites americanos Chronicle of Higher Education e Education Dive, elaboraram dois estudos, o segundo complementar ao primeiro, em que foram selecionadas 10 opções de redes sociais para educadores e estudantes de pós-gradução em ciências ou humanidades.
Leia mais
fonte: Professor TIC
Para quem quiser ver as redes sociais através dos olhos de um educador... veja a dica abaixo:
As redes sociais desempenham cada vez mais um papel de primordial importância na educação. Todavia, em especial quando se fala em termos profissionais, há quer procurar alternativas que fujam aos facebooks onde cabe toda a gente e onde a conversa acaba por fugir ao essencial.
Dois sites americanos Chronicle of Higher Education e Education Dive, elaboraram dois estudos, o segundo complementar ao primeiro, em que foram selecionadas 10 opções de redes sociais para educadores e estudantes de pós-gradução em ciências ou humanidades.
Leia mais
fonte: Professor TIC
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