prédio da Maternidade, as novas instalações do Banco de
Leite Humano do Hospital de Clínicas. Com uma área de 275 metros quadrados o banco de leite ficou mais moderno, permitindo conforto às mães e foi adequado às normas da Vigilância Sanitária. A unidade ganhou ainda o consultório do
enfermeiro (para o atendimento das mães e doadoras), a sala de
administração, a sala de recepção e a sala do nutricionista. Além disso,
todos os móveis foram trocados.
Os recursos para essa reforma vieram do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) em um valor total de R$ 366.823,27.
SOBRE O BANCO DE LEITE HUMANO ─ Os trabalhos de coleta do Banco de Leite Humano do HC iniciaram em 1978, em uma sala do 3º andar do prédio da
Maternidade do Hospital. Em 1987, mudou para o 4º andar do mesmo prédio,
onde permanece até hoje. Entre os anos de 1999 e 2000, eram coletados 350
litros por mês. Atualmente, a coleta tem variado de 150 a 250 litros
mensais. Assim, atende à necessidade interna do Hospital. A expectativa é de que com a reforma seja possível recuperar o volume anterior.
Todo leite coletado é destinado com prioridade , aos nascidos no HC, e excedente pode ser repassado às unidades de Saúde, aos bebês que não podem ser amamentados pela mãe.Visando aumentar as doações, o Hospital de Clínicas realiza campanhas permanentes e ainda faz coleta domiciliar, que é a principal fonte de entrada de leite no banco. Já a coleta interna é voltada às mães com excesso de leite, que manifestem vontade e necessitem doar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião!