sexta-feira, 1 de abril de 2011

2012 não é o fim!


Para descepção de várias pessoas, inclusive eu, que já tinha planejado comprar um iate para começar a pagar em janeiro de 2013, o mundo não vai mais acabar.
Estamos vendo mais uma vez que todo sensacionalismo sobre 2012 não foi nada mais do que a forma de alguem ganhar dinheiro de pessoas inocêntes. Quando estudava na quarta série, o mundo iria acabar em 2000. Quando o ano de 1999 chegou, ninguem pensava que o mundo iria acabar. Apesar disso, não teriamos mais computadores. Chegou 2000 nada aconteceu, o mesmo acontecerá com 2012. Isso até me lembra um livro do Carl Segan - O mundo assombrado pelos demônios, muito bom por sinal, no qual ele mostra algumas histórias de como pseudo ciêntistas e seus estudos afetam as pessoas, e como estas podem enganar e serem enganadas por dinheiro.
Já ia esqueçendo também toda a loucura que causou o LHC, com seus testes. O mundo não acabou. Casos de suicídio foram registrados antes dos primeiros testes. Pobres coitados, antes de funcionar definitivamente ele quebrou, adiando o fim. O mundo vai acabar sim, para mim, pra você, para todos nós. Quando morrermos. Ai nada mais fará diferença, Nostradamus, 2012, Bug do Milênio, ano 2000, Armagedom. Viva e deixe viver.

Ah, sobre 2012 , a tradução da pedra vista acima não é tão confiavel...
Fonte: A folha de São Paulo
Leia mais

quinta-feira, 31 de março de 2011

Os entraves do ensino a distância

Fiscalização de polos de educação não presencial é desorganizada. Unidades ignoram avaliação do MEC e funcionam sem credencial.
O ensino superior a distância cresceu 254% em quatro anos, chegando a ofertar 1,5 milhão de vagas em 2009. Pelo menos 838 mil alunos cursavam essa modalidade de ensino há dois anos, segundo o último levantamento oficial do Ministério da Educação (MEC). Apesar da grande expansão, os estudantes que escolhem fazer um curso de graduação longe da universidade ainda se deparam com um problema que precisa, com urgência, ser resolvido no Brasil. É difícil eleger uma instituição regularizada entre as 844 unidades que atuam em todo o país: o próprio MEC não tem uma lista totalmente confiável para que os futuros graduandos consultem quais são as instituições credenciadas.
O principal problema é que as 844 instituições de ensino a distância credenciadas podem ter, além da sede, quantos polos presenciais de educação a distância quiserem. Ou seja, uma universidade com sede no Rio de Janeiro pode ofertar cursos de graduação em Boa Vista, Goiânia, Curitiba e outros inúmeros lugares. Para garantir a qualidade desses polos, o MEC manda um consultor fiscalizá-los pessoalmente e, se cumprir com os padrões exigidos, a unidade recebe o credenciamento.

Na prática, porém, nem todos os 5.904 polos credenciados hoje no país funcionam como deveriam. Pior: há alguns que nem aparecem na lista do MEC e ofertam irregularmente cursos de graduação. “Já foram encontrados polos funcionando precariamente em cima de padaria, por exemplo. O aluno precisa de um lugar que faça parte da universidade, que tenha uma biblioteca e não seja uma salinha qualquer. Este estudante não pode ficar abandonado”, afirma a doutora em Educação Stella Cecília Duarte Segenreich, pesquisadora do assunto.
Fonte: Gazeta do Povo
Leia mais

Concurso público em Campo Largo oferta vagas de nível fundamental a superior

Veja nossa página mais detalhes.

Convite

colaboração prof. Haroldo

 

quarta-feira, 30 de março de 2011

Oportunidade de emprego

veja nossa página de concursos e oportunidades, empregos para a RM de Curitiba

UFPR promove congresso sobre Bioética

Os eventos serão realizados nos dias 5 a 7 de maio, no campus Jardim Botânico.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril pelo site http://www.bioetica.org.br/.
Entre os temas de interesse na área, serão abordadas questões referentes à ética
na  pesquisa com seres humanos e animais; os profissionais de saúde e vulnerabilidade;
a Bioética e o meio ambiente, além de outros assuntos relacionados. A promoção é
da UFPR em parceria com as Faculdades Pequeno Príncipe.

A Bioética é uma área transdisciplinar, multidisciplinar e interdisciplinar que visa
viabilizar uma reflexão sobre os dilemas das diversas áreas do conhecimento,
interferindo assim, num melhor desempenho no exercício profissional. Entre os
temas que serão abordados nos encontros, destacam-se as questões atuais
relacionadas à ética na pesquisa com seres humanos e animais; aos
profissionais de saúde; ao meio ambiente; comunicação; genética, idosos,
além de outros assuntos.

Brasil está se tornando uma potência científica, diz relatório

Estudo afirma que há avanços em áreas específicas da ciência em alguns países, como a de biocombustíveis no Brasil.
Um relatório divulgado na Grã-Bretanha indica que o Brasil e outros países emergentes, liderados pela China, estão despontando como grandes potências na área de produção de estudos científicos, capazes de rivalizar com países que têm tradição nessa área, como os Estados Unidos, nações da Europa Ocidental e o Japão.
De acordo com o estudo feito pela Royal Society, a academia nacional de ciência britânica, São Paulo subiu para do 38º para o 17º lugar na lista de cidades com mais publicações científicas no mundo, o que “reflete o rápido crescimento da atividade científica brasileira”.
A representatividade dos estudos brasileiros teve leve aumento: entre 1999 e 2003, eles equivaliam a 1,3% do total de pesquisas científicas globais. Entre 2004 e 2008, essa porcentagem subiu para 1,6.
Mas “as reduções significativas no orçamento de ciência em 2011 levantam preocupações”, diz o relatório. Em meio aos cortes de R$ 50 bilhões anunciados pelo governo no orçamento federal, o Ministério de Ciência e Tecnologia deve perder R$ 1,7 bilhão.
fonte: O Último Segundo
Leia mais

terça-feira, 29 de março de 2011

Oi nóis aqui traveis!

Venezuela tem mais de 400 casos de gripe suína

Desde o início do surto, no dia 17, duas mortes causadas pela doença foram confirmadas no país sul-americano.
O número de casos confirmados de gripe suína na Venezuela já supera a marca de 400, informaram autoridades locais nesta segunda-feira. Em entrevista coletiva concedida nesta segunda em Caracas, a ministra venezuelana da Saúde, Eugenia Sader, disse que 415 pacientes receberam diagnóstico de gripe suína em 19 dos 24 Estados do país, inclusive na capital.
Ela afirmou ainda que as autoridades sanitárias venezuelanas analisam os casos de 300 pessoas com sintomas parecidos com os da gripe A H1N1. Desde o início do surto, no dia 17, duas mortes causadas pela doença foram confirmadas no país sul-americano. Em 2009, a pandemia de gripe suína provocou a morte de dezenas de pacientes na Venezuela depois de ter contagiado aproximadamente mil pessoas. As informações são da Associated Press.

Logicamente aqui no Brasil, todos estão se preparando pra gripe. É claro que não, ainda nem nos livramos direito do mosquito transmissor da dengue, que já deixou vítimas vamos ter que lembrar da gripe, tuberculose, malária e tudo mais que um país deste tamanho pode oferecer. Lembre os cuidados da campanha da gripe H1N1 ainda são os mesmos. Ao espirar, proteja as demais pessoas, não transmita o vírus. Lave as mãos e utilize alcool constantemente. Deixe o ar circular e fique informado das notícias.
fonte: Gazeta do Povo


VEJA NOSSA PÁGINA DE EVENTOS

segunda-feira, 28 de março de 2011

Piadinha da Triboladas - Tribuna do Paraná

Não sou bom nisso, mas o que vale é a intenção.

O pai louco da vida com o filho.
- Você é um vagabundo não faz nada, tirou ou 2° grau não sei como, não tem vergonha, não quer estudar, só quer ficar na frente da tv.....
- Vou arrumar um emprego, pra você aprender o que é dar valor ao dinheiro, mas vai ser a última coisa que faço por você.
O pai que era politico, liga pra um amigo e explica a situação. O amigo liga dois dias depois e fala:
- Arrumei um emprego de assistente, o inicial é 9000 reais, não precisa fazer nada é só aparecer pra bater cartão.
- Deus me livre, é muito. Pra quem não trabalha e não quer estudar. Você não consegue um emprego com salário menor?
Mais dois dias e o amigo volta a ligar.
- Arrumei um emprego de porteiro, é serviço pesado, tem que ficar a manhã inteira, na central. Tem que identificar as pessoas e conferir o RG. Pagam 6000 reais.
- De jeito nenhum, é demais pra esse vagabundo, não tem algum emprego que ganhe uns 600, 550 reais?
- Ah, desse geito é impossível ele arrumar emprego.
- Impossível porque?
- Pra ganhar 600, 550 reais só de professor, mas tem que ter graduação, mestrado, doutorado ...