sexta-feira, 15 de abril de 2011

Vacina contra a gripe começa dia 25 em Curitiba



A campanha nacional de vacinação contra a gripe terá início em 25 de abril, logo após o feriado de Páscoa. A imunização será feita até 13 de maio. A população com 60 anos ou mais será vacinada, assim como ocorreu nos anos anteriores. A novidade deste ano é de que as gestantes (em qualquer fase da gravidez) e crianças entre 6 e 23 meses também serão vacinadas. Esses dois grupos populacionais foram considerados - assim como os idosos – mais vulneráveis aos vírus da gripe e foram incluídos pelo Ministério da Saúde na campanha.
A vacina protegerá contra três vírus da gripe, são eles Influenza A (H1N1) – o qual causou a pandemia em 2009 -, Influenza A (H3N2) e Influenza B. A Secretaria de Saúde Curitiba informou que se trata da mesma vacina aplicada nas clínicas particulares em 2010 e que foi utilizada em 2011 para imunizar a população residente no Hemisfério Norte.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 80% de cada grupo populacional. Em Curitiba, o grupo que terá direito à vacina na rede pública é composto por 153 mil idosos, 16 mil gestantes e 30 mil crianças, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
Os pais devem estar atentos à imunização das crianças. Elas receberão a vacina em duas doses. Os pequenos, entre 6 e 23 meses, precisarão retornar aos postos de saúde 30 dias depois da primeira dose. A vacinação dos adultos será feita em dose única.
A imunização será feita nas unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira. A população poderá receber a dose nos centros de urgências médicas nos fins de semana.
Outros pontos especiais de vacinação serão estabelecidos pela Secretaria de Saúde, mas ainda não foram divulgados. Uma tenda será montada na Boca Maldita, entre 25 e 30 de abril, das 9 às 17 horas, para facilitar a vacinação dos idosos, gestantes e crianças.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que as pessoas com doenças como diabete, hipertensão arterial, insuficiência renal ou hepática, Aids, Parkinson, Alzheimer e vítimas de acidente vascular cerebral podem tomar a vacina contra a gripe.
Existe restrição para a vacinação nos casos de pessoas alérgicas a ovo ou que tiveram alergia à dose que receberam no ano anterior.
A vacina é feita com vírus mortos e fracionados e não causa gripe. A pessoa estará imunizada entre dez e 15 dias após a aplicação da dose.

Fonte: Gazeta do Povo

Inscrição ao vestibular do Litoral começa domingo

As inscrições para o processo seletivo da UFPR Litoral vão de 17 de abril a 11 de maio. As provas acontecem nos dias 22 de maio e 19 de junho.

Os cursos universitários ofertados pela UFPR Litoral foram estruturados de forma diferenciada para atender as demandas por formação profissional da população local.

São eles: Artes, Ciências, Linguagem e Comunicação, Gestão Ambiental, Gestão Desportiva e do Lazer, Gestão e Empreendedorismo, Gestão Pública, Fisioterapia, Saúde Coletiva, Informática e Cidadania, Serviço Social, Agroecologia
Gestão Imobiliária, Gestão de Turismo e Orientação Comunitária.

Pra conhecer mais detalhes de cada um dos cursos acesse www.litoral.ufpr.br.


6ª Feira de Profissões
Para que os interessados em ingressar na universidade possam conhecer melhor os cursos e também o projeto pedagógico diferenciado do Setor Litoral da UFPR, será realizada a 6ª Feira de Profissões.

O evento acontece neste domingo (17), no campus Litoral, em Caiobá, Matinhos. Durante todo o dia, os visitantes poderão conhecer os 15 cursos de graduação ofertados pela universidade.

Cada um dos cursos contará com um estande, nos quais serão apresentados as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos. A Feira de Profissões contará ainda com uma praça de alimentação, onde serão comercializados produtos coloniais produzidos na região, e diversas atrações culturais e artísticas.


Programação
9 às 17h – Atividades lúdicas para crianças (em parceria com o Sesc-PR)
9 às 17h – Orientações sobre saúde e meio ambiente
10h – Banda formada por crianças especiais
10h30 – Coral da 3ª idade de Pontal do Paraná
11h – Roda de capoeira / Contação de Histórias
11h40 – MPB e música regional com Chico Faro
13h30 – Grupo de teatro da UFPR Litoral
15h – Roda de capoeira / Contação de Histórias
15h40 – Banda acústica
16h20 – Hip Hop (Grupo Fênix de Paranaguá)
17h – Banda The Professors

Serviço
6ª Feira de Profissões da UFPR Litoral
Data: 17/04/2011(domingo)
Horário: 9 às 17h
Local: UFPR Litoral (R. Jaguaraíva, 512 – Caiobá – Matinhos - PR - Antiga Associação Banestado)
Mais informações: (41) 3511-8300
www.litoral.ufpr.br

Papai de novo e o ciúme do irmão do meio

Sempre ouvi falar sobre ciúmes entre irmãos. Quando o Lucas nasceu, minha filha Natasha na época com 12 anos, mostrou sinais de ciúmes. Afinal foram 12 anos como o centro das atenções. A reação do Lucas foi digna de gente grande. Com seus um ano e oito meses, ao entrar no apartamento na Maternidade, ao ver sua mãe com outro nos braços, simplismente à ignorou. Foram uns 3 dias até que ele, concorda-se com a "traição". Perder o trono não é fácil. Hoje ele, até dá um beijinho na cabeça do irmão , o Vitor, passa a mão na cabeça fazendo carinho. Mas esse impulso de ciúme típico do ser humano, sempre pode voltar.
Nestes casos, o melhor sempre é dar atenção para o irmão do meio, mas nunca esqueçendo dos demais. Amor de pai, dura a vida toda, pois o que nos une vai mais além do que o DNA.
Em breve voltarei a publicar novas postagens, com atualizações diárias.