sexta-feira, 20 de abril de 2012

Agressividade de cães e gatos

O Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (Itec), em parceria com a UFPR está oferecendo o curso “Entendendo a agressividade canina e felina”. A palestra, ministrada pelo professor Nestor Calderon da Universidad La Salle, da Colômbia, será realizada neste sábado (21), no horário das 9 às 12h30 e das 13h30 às 17 horas, no anfiteatro do prédio do campus do Setor de Ciências Agrárias, no Juvevê.
 

Cão agressivo
As 100 vagas disponíveis para o curso são destinadas a profissionais que trabalham direta ou indiretamente com cães e gatos. As inscrições podem ser feitas no site www.itecbr.org e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cursos@itecbr.org. No programa, temas como “O fenômeno agressivo em cães e gatos: bases biológicas, etológicas e psicológicas”; “Quando a agressividade canina e felina é um problema: aspectos epidemiológicos, clínicos e de saúde
pública veterinária”; “Identificando o animal mordedor: semiologia comportamental”; Manejando o animal mordedor; “Tratando o animal mordedor” e outros.
Fonte: Site da UFPR
Na hora em que vi a notícia pensei na minha amiga portuguesa do "mundo do Lucas", animais devem ser compreendidos não agredidos!

Intolerância alimentar - Lactose e Glúten


Intolerâncias alimentares

A intolerância à lactose ocorre em pessoas que não produzem ou possuem ineficiência da atividade da enzima lactase, responsável por hidrolisar a lactose encontrada no leite da vaca e seus derivados. A deficiência ou até mesmo a falta de produção da lactase faz com que a lactose chegue ao intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Os intolerantes à lactose têm, entre os sintomas mais comuns, a diarréia, distensão abdominal, flatulência e má digestão.
Em relação ao glúten, além destes mesmos sinais, estão a rinite, asma, prurido, dermatite, acne, alterações no humor, ansiedade e depressão. Devido à similaridade dos sintomas com diversas outras patologias há uma grande dificuldade em diagnosticar esses males.
A intolerância permanente ao glúten atinge pessoas de todas as idades, principalmente crianças de seis meses a cinco anos. Existe, também, uma frequência maior entre o sexo feminino, na proporção de duas mulheres para cada homem. Crianças em seus três primeiros anos de vida apresentam maior intolerância à lactose.
Não existe cura para os dois casos, por isso a importância de alertar os portadores destas intolerâncias sobre uma alimentação adequada e limitada ao glúten e à lactose, respeitando a individualidade de cada paciente. Ao retirar estes componentes da dieta é possível levar uma vida normal e saudável, mas sempre com o acompanhamento médico e nutricional para evitar a deficiência de nutrientes e recuperar a microbiota intestinal, prejudicada pelo consumo de alimentos que contêm glúten ou lactose.
 

Jovens Embaixadores



Inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2013 estão abertas até 5 de agosto

                

                 Estão abertas a partir de hoje as inscrições para a décima primeira edição do programa Jovens Embaixadores, programa de intercâmbio da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil. O programa levará 35 estudantes brasileiros da rede pública, com excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades, boa fluência no idioma inglês e que possam representar o Brasil como “embaixadores” em um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.
                 As inscrições para o programa de 2013 serão efetuadas somente online. O endereço está disponível a partir de hoje, 17 de abril, até 5 de agosto no site:www.jovensembaixadores.org/2013.
Programa Jovens Embaixadores:
O Programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e agora é replicado em 25 países. Desde o lançamento, 294 brasileiros da rede pública já participaram do programa. Os parceiros da Embaixada dos EUA nesta iniciativa são: FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, IBM, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Centros Binacionais. Para mais informações sobre o programa Jovens Embaixadores, visite o site: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/je.html.

Brasil prepara adoção de redes elétricas inteligentes

Brasil prepara adoção de redes elétricas inteligentes

Elétron divide-se em duas quase-partículas

Elétron divide-se em duas quase-partículas: Cientistas observaram pela primeira vez um elétron se decompondo em giro e orbital separados.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Afastamento de professor para mestrado e doutorado

Na medida em que alguns setores do funcionalismo público federal reclamam dos baixos salários e de um plano de carreira mais sólido, eis que uma boa notícia, pouco divulgada na mídia nacional, surge para dar um certo alívio àqueles que planejam dar continuidade à sua formação acadêmica e profissional.

O Governo Federal incluiu entre os 325 artigos da Medida Provisória Nº 441 de 29 de agosto de 2008, que reajustava salários e instituía mudanças no Regime Jurídico único dos servidores, mais algumas vantagens, minimizando as diferenças na carreira de professores e demais funcionários públicos federais.

Desde de fevereiro de 2009, qualquer servidor público poderá licenciar-se para fazer mestrado (até dois anos) e doutorado (até quatro anos), no país ou no exterior, em qualquer programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES, recebendo salário integral, férias, 13º salário e usar o tempo da licença para sua aposentadoria, através da Lei Nº 11.907 de 02 de Fevereiro de 2009, disponível na internet na página do Governo Federal, através do linkhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/Lei/L11907.htm .

De acordo com a nova lei, que corrige o Capítulo V da Lei Nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, passando a vigorar acrescido da Seção IV, Art. 96-A e demais parágrafos, o servidor público poderá “no interesse da Administração, e desde que a participação não possa ocorrer simultaneamente com o exercício do cargo ou mediante compensação de horário, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, para participar em programa de pós-graduaçãostricto sensu em instituição de ensino superior no País”.

Em conformidade com o artigo, o parágrafo primeiro autoriza o dirigente máximo do órgão ou entidade que o servidor trabalha, a definir de acordo com a legislação vigente, os programas de capacitação e os critérios para participação em programas de pós-graduação no País, com ou sem afastamento do servidor. Os critérios e programas de pós-graduação serão avaliados por um comitê ad hoc (constituído para este fim). A nova lei, no entanto, não aborda a licença para cursos de especialização (lato sensu).

Mas o afastamento do servidor público só poderá ser concedido apenas àquele que esteja em exercício há pelo menos 3 (três) anos para o mestrado e 4 (quatro) anos para o doutorado, incluído o período de estágio probatório e que não tenham se afastado por licença para tratar de assuntos particulares nos 2 (dois) anos anteriores à data de solicitação de afastamento. Quando do seu retorno, deverá permanecer na sua unidade de origem por um período igual ao do afastamento concedido. Caso o servidor venha pedir exoneração do cargo ou aposentadoria, antes de cumprir o período de permanência previsto, ele deverá ressarcir o órgão ou entidade dos gastos com seu aperfeiçoamento, e de igual modo caso ele não venha obter o título ou grau que justificou o seu afastamento.

Violência nas escolas



Antes de pensar em começar a trabalhar como professor, sempre ouvi falar mal do colégio onde hoje eu trabalho. Violência, roubos e tudo mais. Nunca quis ir para lá, mas o destino faz das suas e já estou lá há 7 anos. Na prática nunca vi nada assim de uma maneira tão exagerada. Já vi, alunas minhas sendo perseguidas por ex-namorados possessivos. Uma menina bateu em outra dentro da aula, na verdade apenas deu um empurrão e fez ameaças. Nem sempre dá pra estar do lado e impedir isso ... Felizmente foi apenas um desentendimento que ficou nisso. Vejo constantemente alunos ou pessoas que se dizem alunos, vagar por dentro da escola. Ah, esqueci de dizer, nossa escola é grande, ocupa uma quadra inteira, mal iluminada em pontos estratégicos! E não temos porte, assim, o governo acha que não precisamos de inspetores. A senhora, que abre os portões para entrada de alunos e carros, não tem, nada que intimide alguns dos "alunos" que ficam vagando no colégio na parte da noite. Volta e meia, se aglomeram em bandos, ouvindo suas músicas e fazendo sabe Deus o quê.
Esta semana, na terça, a patrulha escolar foi chamada, uns 8 alunos estavam bebendo vinho e fumando maconha no colégio. Todos advertidos, mas é apenas uma advertência, nada muda. Se muda é passageiro. Enquanto os policiais davam o sabão nos alunos, alguém falou algo como:
-Daqui a pouco, vem mais policiais e vão trazer cães farejadores para verificar se tem mais droga.
Alguns dos "alunos" foram embora, não sei porque.
Quando voltamos pra sala, os alunos de verdade, apesar de ter passado uns 15 min do horário de volta do intervalo, estavam nos aguardando para as aulas. Ainda existe esperança!
Mas ontem foi mais um dia tenso, ao chegar próximo ao colégio, viaturas, corre corre. E toda informação distorcida possível. Um assalto numa farmácia próxima, fez com que a polícia revistasse e abordasse todos os que passavam pelas imediações. Viaturas, policiais com armas na mão, tumulto. Não eram nem 20:00 h quando falaram que um suspeito estava dentro do colégio. Aulas encerradas por falta de segurança! Pensei que estava no Rio.
Segurança é prioritário, as escolas devem possuir possuir carteirinhas, catracas e liberar somente alunos para o interior do colégio. Não importa o porte, somente com inspetores e com o apoio da patrulha escolar, podemos dar aulas traquilamente, sem medo de que alguém entre na sala e nos faça de reféns. Pagamos impostos, e pagamos caro.

Veja a manchete do jornal sobre o crime

Ciência na cozinha

Mais um vídeo interessante e que o professor pode utilizar para trabalhar um pouco de química.
Fonte: Youtube - Ponto de Ciência.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zVFhxHuJywc

Pedagogia Waldorf


A Turmalina Escola Waldorf convida para Portas Abertas

                

                 Venha vivenciar um dia de aula na Pedagogia Waldorf!
Data: 21 de abril de 2012 - sábado
Horário: das 8h às 12h
Local: Escola Turmalina
Inscrições e mais informações: 3285.8876 - VAGAS LIMITADAS
                 A Escola Waldorf Turmalina se abre para receber pais e familiares de crianças de 2 a 15 anos interessados em conhecer a proposta e os princípios da Pedagogia Waldorf.
                 O “Portas Abertas” é um evento no qual os pais participam de um dia de aula na escola com o objetivo de vivenciar os métodos, os valores e os ritmos trabalhados com as crianças, tanto na Educação Infantil (maternal e jardim) quanto no Ensino Fundamental (o grau - 1º ao 9º ano). Este é um evento destinado aos adultos.
                 As atividades são conduzidas por professores da escola e acontecem na própria sala de aula, tudo para você se sentir num dia de aula de verdade!
                 Pedagogia Waldorf, com mais de 90 anos de existência e presente em mais de 40 países, foi proposta no início do século XX por Rudolf Steiner. Seu ensino e currículo visam desenvolver e harmonizar na criança e no jovem as forças do pensamento, do sentimento e da vontade, formando, desta maneira, fundamentos para a criatividade, a iniciativa, a força moral, a flexibilidade mental e a responsabilidade social na vida adulta.
Realização
                 Turmalina Escola Waldorf
                 Rua Eduardo Sprada, 3572 - Campo Comprido - Curitiba - PR
            41 3285-8876       www.escolaturmalina.com.br
Apoio
                 Associação Ita Wegman | Instituto Rudolf Steiner | Jardim Cordão Dourado | Jardim Ghimmel

Joguinho anti-Alzheimer


Vá clicando nos círculos mais claros,
eles ficarão mais escuros. O objetivo é cercar o gato;
Não deixá-lo sair das bolinhas.
 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Unicamp começa a disponibilizar aulas via internet

Unicamp começa a disponibilizar aulas via internet: Já estão disponíveis filmes com as aulas de Cálculo e Física ofertadas para a graduação.

Você sabe o que é termoterapia?

Você sabe o que é termoterapia?: Apesar de conhecida milenarmente, falar em termoterapia hoje inclui falar sobre aparelhos muito sofisticados.

Revista Univesp

No final do mês de março aconteceu a quarta Cúpula dos Brics, em Nova Dhéli, Índia. A sigla
designa os cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que compõem o grupo
político de cooperação internacional. A previsão é de que, em 2050, esses países emergentes
terão uma economia equivalente às dos Estados Unidos e Europa somadas. Dedicamos o
número 20 da revista Pré-Univesp aos Brics. Democracia, educação, desigualdade, inovação
e o futuro desse conjunto de países são alguns dos temas tratados. Não deixe de conferir os
infográficos, textos literários e vídeos que complementam esta edição.

A Pré-Univesp pode ser acessada no endereço eletrônico:
http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/

Boa leitura!

Tecnologias na Educação




Com o objetivo de discutir sobre o tema "O Uso das Tecnologias na Educação: Um Olhar Sobre a Prática Docente" a Secretaria Municipal de Educação de Araucária/PR está organizando o III STED - Seminário de Tecnologia Educacional de Araucária que será realizado no dia 20 de junho de 2012.

Convidamos os profissionais a submeter trabalhos de pesquisa, relatos de experiências e estudos de caso com a utilização de Tecnologias Educacionais no formato de resumos e artigo completo, no período de 23/04 a 09/05. Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento e os autores receberão certificado de apresentação.
          
Propostas de minicursos serão aceitas no mesmo período de submissão de trabalhos.

Mais informações sobre o evento em  stedaraucaria.blogspot.com

Peço a gentileza de divulgar o evento aos seus contatos.



Jaqueline Lesinhovski Talamini
Coordenadora do III STED

Secretaria Municipal de Educação de Araucária
Departamento de Tecnologia Educacional
3614-7400 (ramal 7426)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Casca da banana sai do lixo para limpar rios


Houve uma época em que todas as cascas de banana da casa da química Milena Boniolo, 30, eram guardadas. Nas mãos da então mestranda, a matéria-prima era transformada em uma arma para despoluir águas contaminadas por metais pesados, como chumbo.
A ideia de produzir algo para tratar efluentes era antiga. A pesquisadora já havia trabalhado com fibras de coco verde e nanotecnologia. O primeiro, diz ela, muitas vezes, mofava no processo. O segundo era caro demais para ser aplicado em larga escala.
Que outro material pode ser reciclado e é barato e simples de encontrar em todo o país?, questionou. A resposta estava no lixo de sua casa --o irmão, jogador de futebol, consumia bananas frequentemente. No país, a produção anual é de 6,9 milhões de toneladas por ano, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação).
Levou a proposta de estudo para o Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e bateu o pé para que o projeto fosse aceito. "Não era o formato de pesquisa que a gente tinha lá, mas fiz o teste várias vezes para mostrar que era possível."
Para conseguir resultados, cortava as cascas e as deixava em temperatura ambiente --de aproximadamente 25º C-- por cerca de uma semana. Depois, triturava e peneirava o material.
O pó era misturado a uma solução com urânio por 40 minutos e o indice de remoção do metal chegava a, no mínimo, 65%. Bastavam 5 mg da farofa para despoluir 100 ml de água, segundo ela. Boniolo, que usou banana nanica "porque tinha muita em casa", diz que os resultados são semelhantes com qualquer variedade da fruta.
O princípio da atração dos materiais, explica, é simples. O processado da casca da fruta tem carga positiva e os metais pesados, negativa. Quando colocados juntos, eles se unem.
Descrição: Milena Boniolo, que pesquisou em laboratório o uso da casca da banana para tratamento de efluentes
Milena Boniolo, que pesquisou em laboratório o uso da casca da banana para tratamento de efluentes

REUTILIZÁVEL
Mas podem se separar. Depois de processados, os metais --que chegam a causar problemas neurológicos e câncer-- podem ser reutilizados, voltando para a cadeia produtiva. Eles são usados em indústrias como a metalúrgica.
A pesquisa de Boniolo despertou o interesse de instituições internacionais. Foi convidada a palestrar nas universidades Oxford, na Inglaterra, e da Califórnia, em Irvine, nos EUA. Empresas também a contataram.
"Quando as indústrias procuram, já estão com uma área contaminada e querem o trabalho para ontem", conta ela. Mas faltava a fórmula para adequar os resultados de experimentos feitos "em uma bancada de laboratório", em que são usados mililítros, a grandes volumes.
A solução deve vir do doutorado. Boniolo está no primeiro ano na Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). "Sustentabilidade é cooperação, tem que haver interdependência entre academia, governo, empresas."



Walter Ariano Junior
Coord. Adm e Financeiro
Instituto Centro de Vida – ICV
(66) 3521-8555 / FAX (66) 3521-7754
(65) 9201-1656 / (66) 9228-4313

Projeto Baleia Franca

O Projeto Baleia Franca e a APA da Baleia Franca são instituições comprometidas em preservar as baleias dessa espécie que visitam nosso litoral para a reprodução.


Veja o vídeo

O vídeo é muito instrutivo, aprenda mais sobre este gigantes dos mares.

Cursos Gratuitos do Senai


O Senai Paraná abriu 4.500 vagas para Cursos Técnicos exclusivas para alunos que estejam cursando o segundo ou o terceiro ano do ensino médio, de escolas públicas. O curso é gratuito, sem qualquer custo para o aluno. São 127 turmas, em 29 municípios de todas as regiões do Estado.
A oportunidade se deve a parceria do Senai-PR com o Governo Federal e Governo do Estado para o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que busca aumentar o acesso de estudantes e trabalhadores à formação profissional.
“É uma grande oportunidade que os pais tem para oferecer uma formação profissional para os filhos, com a qualidade do Senai e sem qualquer custo”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.  “É importante que os professores das escolas públicas ajudem a divulgar e a orientar os alunos”, lembra.
Campagnolo ressalta que a parceria do Senai no Pronatec garante aos estudantes de escolas públicas uma formação profissional de alto reconhecimento no mercado. “As indústrias valorizam profissionais formados pelo Senai”, diz ele. Pesquisas feitas pela entidade indicam que mais de 90% dos alunos conseguem emprego assim que se formam.
Fonte:Agencia Fiep - Colaboração prof. Haroldo

Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é um programa do Governo Federal coordenado pelo Governo do Estado, que tem como objetivo facilitar o acesso dos brasileiros a cursos técnicos e profissionalizantes, para estudantes, trabalhadores e desempregados.
O SENAI possui mais de 27 mil vagas gratuitas para cursos profissionalizantes (Cursos Técnicos e Cursos de Qualificação Profissional). Ao total, são 127 turmas, em 29 cidades do Paraná.
Quem pode participar?
  • Alunos do Ensino Médio de escolas públicas*
  • Beneficiário do Bolsa Família e seus dependentes**
  • Solicitantes do Seguro Desemprego**
  • Soldado Cidadão**
  • Pronatec na Copa**

* Para Cursos Técnicos e Cursos de Qualificação Profissional
** Para Cursos de Qualificação Profissional


Como participar?
Os interessados devem buscar na própria escola pública em que estudam a orientação sobre o processo de inscrição, que é feita nos Núcleos Regionais da Secretaria Estadual da Educação e nas Escolas Polo. O prazo é 18 de maio.

Cursos ofertados:

Confira os Cursos Técnicos ofertados pelo SENAI/PR através do Pronatec >>