Deficientes visuais "enxergam" com aparelho que traduz cores em música
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Buraco mais fundo da Terra começará a ser perfurado
Buraco mais fundo da Terra começará a ser perfurado: Em um dos esforços mais ambiciosos de exploração na história das ciências da Terra, geólogos querem coletar amostras do manto.
quarta-feira, 11 de julho de 2012
CURSO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS - edição 2012
Estão abertas as inscricões da 5ª edição do Curso de Prevenção ao Uso
de Drogas para Educadores de Escolas Públicas – edição 2012, resultado
de parceria entre Secretaria Nacional sobre Drogas/SENAD/MJ,
Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC e Universidade de
Brasília/PRODEQUI/PCL/IP/UnB.
Período do curso: agosto/2012 a abril/2013
Objetivo do curso: formação de educadores das escolas públicas para
elaboração e implementação coletiva de um projeto de ações preventivas
para a escola, contribuindo com o fortalecimento da comunidade escolar
na prevenção ao uso de drogas.
Meta da edição 2012: 70 mil educadores, atingindo 14 mil escolas.
Metodologia: curso à distância, oferecido na plataforma moodle,
composto de 5 módulos, com tutoria virtual no período de 8 meses do
curso ( agosto/2012 a março/2013).
Conteúdo do curso: o conteúdo é desenvolvido através de 4 módulos
temáticos e 1 módulo de acompanhamento da implementação do projeto de
prevenção do uso de drogas da escola.
Módulo I - O educando em desenvolvimento na família e na escola ;
Módulo II - Conceitos e informações sobre drogas e prevenção;
Módulo III - A prevenção como questão educacional e de saúde;
Módulo IV - Estratégias de prevenção na escola e
Módulo V - Implementando o projeto de prevenção do uso de drogas na escola.
Certificação: os educadores cursistas aprovados receberão Diploma de
Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas,
emitido pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília/DEX/UNB.
Material pedagógico: cada cursista receberá um Kit individual de
material pedagógico, composto de livro-texto e DVD.
Condições pedagógicas exigidas pelo curso: os educadores inscritos
deverão ter acesso à internet e disponibilidade semanal para estudo e
realização das atividades exigidas pelo curso, com apoio institucional
para a realização do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.
Cronograma do processo seletivo-Mês de julho/2012 junto ao CESPE/UnB
De 1 a 15 de Julho Inscrição pelo educador
21 de Julho Divulgação da lista de selecionados pelo CESPE
22 a 26 de Julho Confirmação online da Matrícula pelo educador
29 de Julho Divulgação da lista de selecionados em segunda chamada pelo CESPE
30 e 31 de Julho Confirmação online da Matrícula dos convocados em
segunda chamada pelo educador
Todo o processo de inscrição e seleção deve ser acompanhado no site:
educadores.senad.gov.br
Requisitos obrigatórios para a inscrição
1) Ser educador efetivo ou temporário de Escola Pública, em exercício
em unidades de ensino;
2) Realizar inscrição online no período determinado (1º a 15 de Julho);
3) Confirmar matrícula no período determinado: na 1ª chamada (22 a 26
de Julho) ou na
2ª chamada (30 e 31 de Julho).
Critérios de classificação: As 70 mil vagas serão preenchidas
obedecendo aos seguintes critérios de seleção, em caráter
classificatório:
1. Escolas das Unidades Federativas pactuadas no Plano “CRACK, é
possível vencer!”
2. Grupos de pelo menos 5 educadores cursistas por escola;
3. Educadores atuando com estudantes de sexto ao nono ano de Ensino
Fundamental ou Ensino Médio;
4. Escolas que tenham inscrito pelo menos 2 educadores da gestão
administrativa e/ou pedagógica (direção, coordenação pedagógica,
orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar,
entre outros);
5. Escolas inseridas em Programas do MEC, tais como: PSE (Programa
Saúde na Escola), SPE (Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas),
Programa Mais Educação, Programa Educação Integral, Programa Ensino
Médio Inovador, Programa Escola Aberta e outros.
Inscreva-se.
Atenciosamente,
Equipe do Programa Saúde na Escola
Diretoria de Currículos e Educação Integral - DICEI
Ministério da Educação - MEC
de Drogas para Educadores de Escolas Públicas – edição 2012, resultado
de parceria entre Secretaria Nacional sobre Drogas/SENAD/MJ,
Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC e Universidade de
Brasília/PRODEQUI/PCL/IP/UnB.
Período do curso: agosto/2012 a abril/2013
Objetivo do curso: formação de educadores das escolas públicas para
elaboração e implementação coletiva de um projeto de ações preventivas
para a escola, contribuindo com o fortalecimento da comunidade escolar
na prevenção ao uso de drogas.
Meta da edição 2012: 70 mil educadores, atingindo 14 mil escolas.
Metodologia: curso à distância, oferecido na plataforma moodle,
composto de 5 módulos, com tutoria virtual no período de 8 meses do
curso ( agosto/2012 a março/2013).
Conteúdo do curso: o conteúdo é desenvolvido através de 4 módulos
temáticos e 1 módulo de acompanhamento da implementação do projeto de
prevenção do uso de drogas da escola.
Módulo I - O educando em desenvolvimento na família e na escola ;
Módulo II - Conceitos e informações sobre drogas e prevenção;
Módulo III - A prevenção como questão educacional e de saúde;
Módulo IV - Estratégias de prevenção na escola e
Módulo V - Implementando o projeto de prevenção do uso de drogas na escola.
Certificação: os educadores cursistas aprovados receberão Diploma de
Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas,
emitido pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília/DEX/UNB.
Material pedagógico: cada cursista receberá um Kit individual de
material pedagógico, composto de livro-texto e DVD.
Condições pedagógicas exigidas pelo curso: os educadores inscritos
deverão ter acesso à internet e disponibilidade semanal para estudo e
realização das atividades exigidas pelo curso, com apoio institucional
para a realização do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.
Cronograma do processo seletivo-Mês de julho/2012 junto ao CESPE/UnB
De 1 a 15 de Julho Inscrição pelo educador
21 de Julho Divulgação da lista de selecionados pelo CESPE
22 a 26 de Julho Confirmação online da Matrícula pelo educador
29 de Julho Divulgação da lista de selecionados em segunda chamada pelo CESPE
30 e 31 de Julho Confirmação online da Matrícula dos convocados em
segunda chamada pelo educador
Todo o processo de inscrição e seleção deve ser acompanhado no site:
educadores.senad.gov.br
Requisitos obrigatórios para a inscrição
1) Ser educador efetivo ou temporário de Escola Pública, em exercício
em unidades de ensino;
2) Realizar inscrição online no período determinado (1º a 15 de Julho);
3) Confirmar matrícula no período determinado: na 1ª chamada (22 a 26
de Julho) ou na
2ª chamada (30 e 31 de Julho).
Critérios de classificação: As 70 mil vagas serão preenchidas
obedecendo aos seguintes critérios de seleção, em caráter
classificatório:
1. Escolas das Unidades Federativas pactuadas no Plano “CRACK, é
possível vencer!”
2. Grupos de pelo menos 5 educadores cursistas por escola;
3. Educadores atuando com estudantes de sexto ao nono ano de Ensino
Fundamental ou Ensino Médio;
4. Escolas que tenham inscrito pelo menos 2 educadores da gestão
administrativa e/ou pedagógica (direção, coordenação pedagógica,
orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar,
entre outros);
5. Escolas inseridas em Programas do MEC, tais como: PSE (Programa
Saúde na Escola), SPE (Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas),
Programa Mais Educação, Programa Educação Integral, Programa Ensino
Médio Inovador, Programa Escola Aberta e outros.
Inscreva-se.
Atenciosamente,
Equipe do Programa Saúde na Escola
Diretoria de Currículos e Educação Integral - DICEI
Ministério da Educação - MEC
ComCiência
Está no ar o número 140 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência <http://www.comciencia.br>, publicada pelo Labjor e pela SBPC. O tema desta edição é "Tradução".
terça-feira, 10 de julho de 2012
Cientistas descobrem genes ligados ao bom rendimento escolar
Da Redação - Revista Veja- 04/07/2012 - São Paulo, SP
Mapeamentogenético de 1.674 pessoas mostra predominância de trêstipos de genes naqueles que tiveram sucesso nos estudos
Uma pessoa atentae persistente na escola pode ter um bom rendimento escolar, chegar àuniversidade e ter os melhores empregos e salários com uma boaqualidade de vida. Mas aquele que não consegue atingir os melhoresníveis educacionais pode ter as raízes dessa dificuldade emseus genes.
De acordo com umestudo publicado no periódico Developmental Psychology, daAssociação Americana de Psicologia, três genesestão ligados ao sucesso na vida educacional.
Pesquisadores dasuniversidades de Cincinatti, Iowa, Saint Louis e da Florida coletaraminformações de um banco de dados nacional feito comadolescentes norte-americanos, chamado de Add Health, e cruzaram asinformações sobre rendimento escolar, nível escolardos pais, conclusão dos estudos e análisegenética.
Os dados mostraramque aqueles que tiveram melhor rendimento escolar apresentavamalterações em três genes.
Metodologia - OAdd Health foi construído em quatro fases de coleta de dados, entre1994 e 2008, quando os participantes estavam no ensino médioaté a idade de 24 a 32 anos. Os estudantes e seusresponsáveis responderam a questionários, foramentrevistados, e alguns aceitaram oferecer material genético para obanco de dados.
A pesquisaconduzida pelos pesquisadores para mapear os genes contou com os dados de1.674 pessoas deste banco de informações. Entre os quetiveram melhor rendimento escolar, a análise mostrou aprevalência de alterações em três genes dosistema dopaminérgico (ligado ao desenvolvimento de processoscognitivos): DAT1, DRD2, DRD4.
Esses genessão os responsáveis por transportar e receber a dopamina– substância ligada ao prazer e àmotivação. Por isso, são conhecidos por estaremligados à atenção, ao comportamento violento, àcapacidade cognitiva e à inteligência.
De acordo comKevin Beaver, coordenador do estudo e professor de Criminologia eJustiça Criminal na Universidade Estadual da Flórida, a maiorcontribuição da pesquisa é mostrar que há essarelação entre os genes e o sucesso nos estudos, mas a maneiracomo isso ocorre ainda não está clara.
Segundo ele,outros aspectos externos também influenciam no rendimento escolar.`Há evidências de que a genética opera nainteligência, mas isso ocorre de modo indireto por meio daconcentração, do comportamento e das habilidades de cada um`,disse Beaver.
O próximoavanço na pesquisa será analisar a relaçãoentre esses genes e o ambiente, de acordo com o estudo.
CONHEÇA APESQUISA
Títulooriginal: Dopaminergic Polymorphisms and Educational Achievement: ResultsFrom a Longitudinal Sample of Americans
Onde foidivulgada: revista Developmental Psychology
Quem fez: Kevin M.Beaver, John Paul Wright, Matt DeLisi, Michael G. Vaughn
Instituição: universidades de Cincinatti,Iowa, Saint Louis e Florida
Dados deamostragem: dados de 1.674 pessoas coletados em quatro fases, entre 1994 e2008, quando os participantes estavam no ensino médio até aidade de 24 a 32 anos.
Resultado: Entreos que tiveram melhor rendimento escolar, a análise mostrou a alterações em três genes: DAT1, DRD2, DRD4.
Por que nossa pele se renova mas outros órgãos não?
Por que nossa pele se renova mas outros órgãos não?: Porque nossa pele é capaz de se reconstruir continuamente, enquanto outros órgãos, uma vez danificados, podem nos levar a situações incontornáveis?
Amplificação de quatro camadas distintas da pele humana. Os queratinócitos, planos, mortos e à prova d'água, ficam na camada superior. As células-tronco ficam em uma camada mais interna, chamada estrato basal. Abaixo dele fica a derme, o tecido rico em colágeno que funciona como um amortecedor para o corpo.[Imagem: UC San Diego School of Medicine] |
segunda-feira, 9 de julho de 2012
Google cria rede neural com 16 mil computadores interligados
No interior do ultrassecreto laboratório X do Google, conhecido por inventar carros que se autodirigem e óculos de realidade aumentada, um pequeno grupo de pesquisadores começou a trabalhar, há vários anos, numa simulação do cérebro humano.
Ali, cientistas do Google criaram uma das maiores redes neurais para aprendizado de máquinas, conectando 16 mil processadores que foram lançados na internet para aprenderem por conta própria.
Confrontado com 10 milhões de imagens digitais encontradas em vídeos do YouTube, o que o cérebro do Google fez? Exatamente o que milhões de seres humanos fazem no YouTube: procurou por gatos.
Fonte: O Último Segundo
Leia mais
Ali, cientistas do Google criaram uma das maiores redes neurais para aprendizado de máquinas, conectando 16 mil processadores que foram lançados na internet para aprenderem por conta própria.
Confrontado com 10 milhões de imagens digitais encontradas em vídeos do YouTube, o que o cérebro do Google fez? Exatamente o que milhões de seres humanos fazem no YouTube: procurou por gatos.
Fonte: O Último Segundo
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Primeira fase de matrículas do Sisu termina nesta segunda-feira
O prazo para os 30 mil alunos aprovados para vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de meio de ano realizarem matrícula termina nesta segunda-feira, dia 9. O prazo previsto inicialmente de dois dias para concretização da matrícula foi estendido em uma “medida é preventiva”, por causa da greve de funcionários administrativos, responsáveis pelo registro dos alunos.
fonte: O Último Segundo
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fonte: O Último Segundo
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Teoria evolucionista de Dawin
A Estudante de Pós-graduação Fernanda Cândido está desenvolvendo uma pesquisa sobre a Teoria evolucionista de Dawin e sua representação social contemporânea, sob a orientação do professor doutor Celso Pereira de Sá (Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social-UERJ), e gostaria de contar com sua colaboração para responder um breve questionário sobre o contexto educacional onde esses conhecimentos circulam. Inicialmente esta coleta servirá para contextualização do trabalho e que os docentes serão qualificados como informantes especializados sobre o tema e não participantes da pesquisa, tendo em vista que a pesquisa tem objetivo do conhecer as representações sociais de acadêmicos, sendo estes os sujeitos da investigação. Para colaborar com essa pesquisa, por favor, acessem o link https://www.surveymonkey.com/s/teoriaevolucionistadarwin
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