sexta-feira, 22 de março de 2013

Tempo e espaço: em que direção está o futuro?

Tempo e espaço: em que direção está o futuro?: Nossa experiência do tempo e do espaço parecem estar muito mais ligadas do que se pensava.
Tempo e espaço: em que direção está o futuro?
Ao contrário da teoria de Einstein, na qual o espaço e o tempo são mutuamente inseparáveis, na mente humana espaço e tempo estão entrelaçados.

Instituto Ayrton Senna abre inscrições para cursos online


O Instituto Ayrton Senna está iniciando a temporada de cursos de formação online em 2013. Neste primeiro semestre serão oferecidas seis formações com temáticas focadas em Educação e Tecnologia.

As formações discutem sobre as possíveis formas de inserir os recursos tecnológicos digitais na formação dos alunos e tem como objetivo formar educadores do ensino fundamental II e ensino médio, para trabalharem com as novas tecnologias em sala de aula, promovendo discussões, reflexões e atividades que possibilitem aos educadores vivenciarem novas situações de aprendizagem e a trabalharem com práticas que possibilitem utilizar a tecnologia como aliada na aprendizagem do aluno.

A metodologia utilizada nas formações é a Experiência de Aprendizagem Colaborativa, que possibilita a construção do conhecimento, abrindo espaços para que os participantes compreendam os pontos de vista de cada um, respeitem a diversidade, aprendam a questionar as próprias certezas e incertezas, reconstruam conceitos e fortaleçam as próprias práticas.

A formação online tem a duração de 30 horas, totalmente online e gratuita. A avaliação é feita por indicadores qualitativos da interação do participante nos fóruns de discussão e atividades propostas.

Para conhecer agenda de formações online do Instituto, acesse o portal do Instituto Ayrton Senna, e conheça diversos conteúdos sobre o assunto: http://senna.globo.com/institutoayrtonsenna. A partir do dia 25/03, as inscrições para formação de Redes de Produção de Notícias no suporte à aprendizagem estarão abertas. As vagas são limitadas.

segunda-feira, 18 de março de 2013

UPDATE

Posted: 15 Mar 2013 03:00 AM PDT
A Cornell University é um centro acadêmico norte-americano que possui uma central de estratégias de aprendizado. Essa central desenvolveu um sistema de tomada de notas que tem ajudado estudantes do mundo inteiro a acompanhar aulas com mais efetividade.

veja mais em UPDATE

Um pouco de poesia...

SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ


Se eu morrer antes de você, faça-me um favor:
Chore o quanto quiser, mas não brigue comigo.
Se não quiser chorar, não chore;
Se não conseguir chorar, não se preocupe;
Se tiver vontade de rir, ria;
Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão;
Se me elogiarem demais, corrija o exagero.
Se me criticarem demais, defenda-me;
Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam;
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo...
E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase:
-"Foi meu amigo, acreditou em mim e sempre me quis por perto!"
Aí, então derrame uma lágrima.
Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal.
Outros amigos farão isso no meu lugar.
Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, e que morra como quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
Mas, se eu morrer antes de você, acho que não vou estranhar o céu.
"Ser seu amigo, já é um pedaço dele..."

Atividade microbiana é encontrada no lugar mais fundo do mar

Níveis considerados elevados de atividade microbiana foram descobertos na fossa das Marianas, localizada no oceano Pacífico e considerado o lugar mais profundo da crosta terrestre. Os achados foram publicados hoje no periódico "Nature Geoscience".
A fossa das Marianas, um rasgo de 2.550 km de comprimento, chega a alcançar 11 km de profundidade no abismo de Challenger.
Devido a sua extrema profundidade, a fossa está envolta em uma escuridão perpétua e possui temperaturas glaciais.
Muitos cientistas consideram que quanto mais profundo é o oceano, menos alimento disponível existe, pois este tem que fazer o caminho da superfície, rica em oxigênio, até as profundezas.
No entanto, a equipe dirigida por Ronnie Glud, da Universidade do Sul da Dinamarca, se surpreendeu ao descobrir que a fossa das Marianas é rica em matéria orgânica.
Os cientistas observaram que o nível de demanda biológica por oxigênio era duas vezes maior do que em um lugar próximo mais "raso", situado a 6.000 metros de profundidade.
Eles também encontraram o dobro da quantidade de bactérias e outros micróbios no fundo da fossa das Marianas do que a 6.000 metros de profundidade.
Foi usado um robô submarino concebido exatamente para o estudo, dotado de sensores desenvolvidos para analisar o consumo de oxigênio no fundo do mar. Foram realizados também vídeos do fundo da fossa.
"Encontramos um mundo dominado por micróbios adaptados para funcionarem de forma eficaz em condições extremamente inóspitas para organismos mais desenvolvidos", disse Ronnie Glud.
"Nossa conclusão é que o importante depósito de matéria orgânica no abismo de Challenger mantém a atividade microbiana em ascensão, apesar das pressões extremas que caracterizam este entorno", afirmaram os pesquisadores.
Fonte: A Folha de São Paulo