quinta-feira, 19 de abril de 2012

Violência nas escolas



Antes de pensar em começar a trabalhar como professor, sempre ouvi falar mal do colégio onde hoje eu trabalho. Violência, roubos e tudo mais. Nunca quis ir para lá, mas o destino faz das suas e já estou lá há 7 anos. Na prática nunca vi nada assim de uma maneira tão exagerada. Já vi, alunas minhas sendo perseguidas por ex-namorados possessivos. Uma menina bateu em outra dentro da aula, na verdade apenas deu um empurrão e fez ameaças. Nem sempre dá pra estar do lado e impedir isso ... Felizmente foi apenas um desentendimento que ficou nisso. Vejo constantemente alunos ou pessoas que se dizem alunos, vagar por dentro da escola. Ah, esqueci de dizer, nossa escola é grande, ocupa uma quadra inteira, mal iluminada em pontos estratégicos! E não temos porte, assim, o governo acha que não precisamos de inspetores. A senhora, que abre os portões para entrada de alunos e carros, não tem, nada que intimide alguns dos "alunos" que ficam vagando no colégio na parte da noite. Volta e meia, se aglomeram em bandos, ouvindo suas músicas e fazendo sabe Deus o quê.
Esta semana, na terça, a patrulha escolar foi chamada, uns 8 alunos estavam bebendo vinho e fumando maconha no colégio. Todos advertidos, mas é apenas uma advertência, nada muda. Se muda é passageiro. Enquanto os policiais davam o sabão nos alunos, alguém falou algo como:
-Daqui a pouco, vem mais policiais e vão trazer cães farejadores para verificar se tem mais droga.
Alguns dos "alunos" foram embora, não sei porque.
Quando voltamos pra sala, os alunos de verdade, apesar de ter passado uns 15 min do horário de volta do intervalo, estavam nos aguardando para as aulas. Ainda existe esperança!
Mas ontem foi mais um dia tenso, ao chegar próximo ao colégio, viaturas, corre corre. E toda informação distorcida possível. Um assalto numa farmácia próxima, fez com que a polícia revistasse e abordasse todos os que passavam pelas imediações. Viaturas, policiais com armas na mão, tumulto. Não eram nem 20:00 h quando falaram que um suspeito estava dentro do colégio. Aulas encerradas por falta de segurança! Pensei que estava no Rio.
Segurança é prioritário, as escolas devem possuir possuir carteirinhas, catracas e liberar somente alunos para o interior do colégio. Não importa o porte, somente com inspetores e com o apoio da patrulha escolar, podemos dar aulas traquilamente, sem medo de que alguém entre na sala e nos faça de reféns. Pagamos impostos, e pagamos caro.

Veja a manchete do jornal sobre o crime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!