A vacina protegerá contra três vírus da gripe, são eles Influenza A (H1N1) – o qual causou a pandemia em 2009 -, Influenza A (H3N2) e Influenza B. A Secretaria de Saúde Curitiba informou que se trata da mesma vacina aplicada nas clínicas particulares em 2010 e que foi utilizada em 2011 para imunizar a população residente no Hemisfério Norte.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 80% de cada grupo populacional. Em Curitiba, o grupo que terá direito à vacina na rede pública é composto por 153 mil idosos, 16 mil gestantes e 30 mil crianças, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
Os pais devem estar atentos à imunização das crianças. Elas receberão a vacina em duas doses. Os pequenos, entre 6 e 23 meses, precisarão retornar aos postos de saúde 30 dias depois da primeira dose. A vacinação dos adultos será feita em dose única.
A imunização será feita nas unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira. A população poderá receber a dose nos centros de urgências médicas nos fins de semana.
Outros pontos especiais de vacinação serão estabelecidos pela Secretaria de Saúde, mas ainda não foram divulgados. Uma tenda será montada na Boca Maldita, entre 25 e 30 de abril, das 9 às 17 horas, para facilitar a vacinação dos idosos, gestantes e crianças.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que as pessoas com doenças como diabete, hipertensão arterial, insuficiência renal ou hepática, Aids, Parkinson, Alzheimer e vítimas de acidente vascular cerebral podem tomar a vacina contra a gripe.
Existe restrição para a vacinação nos casos de pessoas alérgicas a ovo ou que tiveram alergia à dose que receberam no ano anterior.
A vacina é feita com vírus mortos e fracionados e não causa gripe. A pessoa estará imunizada entre dez e 15 dias após a aplicação da dose.
Fonte: Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião!