sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Gerenciamento da Sala de Aula - 4

LIÇÃO 4: Seja Específica(o)

Em uma das lições salientei a conexão que há entre a confusão do aluno
e o efetivo gerenciamento da sala de aula. Uma outra forma que os
professores podem reduzir a confusão do aluno está em “ ser específico
“ com as orientações que der.
Por exemplo, há uma grande diferença entre estas duas orientações: -
- Darei alguns minutos para que vocês respondam estas questões   e
- Darei 3 minutos para que escrevam as respostas das  questões 1  até a 5.

Você vê a diferença ?  Reparou que estipulei um tempo preciso como
limite para a conclusão da tarefa? Isto é muito importante. Por isso,
sempre que você solicitar uma tarefa aos alunos, estabeleça o tempo
exato que a mesma deve ser finalizada. Fazendo assim, além de
gerenciar melhor a sala, você já está ensinando gerenciamento de tempo
a todos eles.

Agora, claro, o próximo passo é fazer a checagem do entendimento das
instruções que os alunos receberam. Assim, peça para que um diga,
quanto tempo foi dado para responder as questões, peça a outro que
repita quais questões foram solicitadas.

Se a tarefa será realizada em grupo, defina a quantidade de
participantes por grupo e o sistema de seleção de cada participante.
Uma maneira é distribuir fichas coloridas e todos que tiverem a mesma
cor de ficha formarão um grupo. Desta forma controla quem estará no
grupo de quem e evita os habituais tumultos quando esta questão é
deixada para que os alunos resolvam.


 -----------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!