sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Destino: Educação

Estreou ontem no Canal Futura o programa Destino: educação. Dividida em sete episódios e sem buscar fórmulas prontas ou julgamentos, a série tem como meta provocar a reflexão diante da apresentação de diferentes sistemas educacionais adotados mundo afora, como Coreia do Sul, Canadá, Chile, Finlândia e a província de Xangai, na China. Essas nações despontam entre os melhores colocados no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que avalia a qualidade de ensino. O programa terá um episódio dedicado à educação no Brasil, que ocupa a 53.ª colocação entre 65 países. A série vai ao ar todas as segundas-feiras, às 21 horas, com reprises nas terças-feiras (13h30) e domingos (18 horas).


Fiz parte de um grupo de professores que viu dois episódios destes documentários. Só posso dizer que são muito bons (quando os ví) ainda não tinham decidido exatamente o formato nem o nome). É algo para se repensar em como se deve estudar, em como se ensinar e em como acompanhar os filhos.


Fonte: Gazeta do Povo

Gerenciamento da Sala de Aula - 4

LIÇÃO 4: Seja Específica(o)

Em uma das lições salientei a conexão que há entre a confusão do aluno
e o efetivo gerenciamento da sala de aula. Uma outra forma que os
professores podem reduzir a confusão do aluno está em “ ser específico
“ com as orientações que der.
Por exemplo, há uma grande diferença entre estas duas orientações: -
- Darei alguns minutos para que vocês respondam estas questões   e
- Darei 3 minutos para que escrevam as respostas das  questões 1  até a 5.

Você vê a diferença ?  Reparou que estipulei um tempo preciso como
limite para a conclusão da tarefa? Isto é muito importante. Por isso,
sempre que você solicitar uma tarefa aos alunos, estabeleça o tempo
exato que a mesma deve ser finalizada. Fazendo assim, além de
gerenciar melhor a sala, você já está ensinando gerenciamento de tempo
a todos eles.

Agora, claro, o próximo passo é fazer a checagem do entendimento das
instruções que os alunos receberam. Assim, peça para que um diga,
quanto tempo foi dado para responder as questões, peça a outro que
repita quais questões foram solicitadas.

Se a tarefa será realizada em grupo, defina a quantidade de
participantes por grupo e o sistema de seleção de cada participante.
Uma maneira é distribuir fichas coloridas e todos que tiverem a mesma
cor de ficha formarão um grupo. Desta forma controla quem estará no
grupo de quem e evita os habituais tumultos quando esta questão é
deixada para que os alunos resolvam.


 -----------------------------------------------------

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Curso de Gerenciamento da Sala de Aula - 3

 LIÇÃO 3: Aumentando a Participação dos Alunos

Um poderoso plano de aula deve conter estratégias efetivas que
aumentem a participação dos alunos. Você tem de saber que, a
participação dos alunos e o efetivo gerenciamento da sala estão
diretamente ligados.

Quanto mais os alunos estiverem ativa e construtivamente participando
da sua aula, menos problemas de indisciplina você terá.

Na verdade, o objetivo primeiro de um plano de aula é conseguir que
100% dos alunos participem da aula . Acha que isso é impossível ? Pois
não é !!!

Existem muitas estratégias simples que você pode usar que aumentarão o
número de alunos que participarão das suas aulas.

Atenção: Abro um parêntesis aqui apenas para lembrar que, a
participação das alunos não se trata apenas de fazer com que os alunos
levantem as mãos e perguntem algo. Esta é apenas um das formas de
participação, por ser a mais convencional é amplamente utilizada por
muitos professores.

Uma excelente maneira de aumentar a participação dos alunos é combinar
duas estratégias de ensino muito simples que eu chamo de “registrar” e
“compartilhar”.

Por exemplo, ao invés de perguntar e ter sempre os mesmos alunos
levantando as mãos e dando a resposta, incremente com as duas
estratégias acima dando a seguinte instrução: Farei uma pergunta e
todos terão 3 minutos para escrever a resposta, após os 3 minutos
darei mais 2 minutos para que, em pares vocês comparem e discutam com
o seu par ou grupo as respostas.

Da forma  convencional, apenas 10% participa, mas combinando estas
duas estratégias você faz com que 100% da sala esteja participando de
forma ativa na sua aula.

O professor está no controle ao gerenciar o ambiente da sala de aula
mantendo todos os alunos envolvidos na tarefa, pois está limitando que
ocorrências negativas venham a interromper a aula.

----------------------------------------------------------------------
Roseli Brito
Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora e  Coach

Concurso da Fio Cruz

Para mais detalhes acesse:


http://www.olimpiada.fiocruz.br/6obsma

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O mundo do Lucas.

Bem hoje não vou comentar nada sobre física ou ciência de modo geral.  Estou muito chateado. Meu filho que ainda não fala, hoje é meu centro das atenções. O Lucas, apenas fala algumas sílabas, não chega a formar palavras. Ficamos preocupados e acabamos tentar achar alguma resposta, fomos à pediatra (agora ex), e ela nos indicou procurar uma neurologista. A fonoaudióloga não iria resolver, pois na idade dele 2 anos as crianças não colaboram para que se tenha o retorno adequado. O primeiro neurologista, nos solicitou a opinião de um otorrino e de um neurologista especializado em crianças. Após vários exames, ontem tivemos a confirmação do diagnóstico. Felizmente não é uma confirmação 100% pois em todas as avaliações existem as margens de erro, neste caso espero que tudo não passe de uma coincidência. A suspeita era de que ele fosse um "espectro autista". Quando olhei na internet para saber mais sobre o assunto me vi como o Bruce Williams no filme O Sexto Sentido, quando o personagem começa a ligar os fatos e descobre que está morto. Comecei a ligar os fatos: - a dificuldade na fala, gestos repetitivos, uma certa euforia, a falta de contato visual... Tudo que sempre a gente tinha uma explicação, agora aparecia com um sintoma típico. Fiquei sem chão, não dormi, o sono existia mas não conseguia dormir.
Tratamento, existe, mas é apenas uma re-educação, tornar ele mais sociável, fazer ele compreender que ele pode fazer as coisas, ensinar a falar. Como na física, o espectro é uma faixa grande de possibilidades. Existindo desde pessoas extremamente isoladas até aquelas em que esta características são representadas por certas esquisitices, um pouco de isolamento. Pessoas como Newton, Einstein, Van Gogh são exemplos destes extremos.
Felizmente para nós, isso foi visto a tempo, pois as crianças podem ter melhoras significativas e segundo a psicologa especialista que nos orientou, a criança não tem regressões no tratamento, e o progresso depende de cada indivíduo e do esforço coletivo que é representado pelas pessoas que convivem com a criança.
Mas da onde vem isso? Segundo essa especialista e segundo o que consegui ler, é algo que já vem na criança, sem um aviso específico esta bomba explode e desencadeia o processo. O Lucas estava começando a falar e parou, isso também é um sintoma. Não se tem certeza sobre os motivos mais isso ocorre até os 3 anos nas crianças. Observe se seu filho, sorri, se ele pede colo, se ele alinha brinquedos, se ele gira objetos, se ele não tem contato visual, bem existem várias coisas em alguns sites você tem uma relação mais completa, basta olhar na internet.
Triste é você não saber ou melhor não ter certeza de que a pessoa que você ama, sabe que você existe. Triste também é pensar que o tratamento é muito caro, que o plano de saúde pode não cobrir e que existem pessoas que nem tem plano de saúde para fazer todas as investigações que fizemos.
Vou postar os avanços e as informações relevantes para que se alguém precisar possa ter algo para compreender mais o problema. Não é uma doença, não se transmite, não se pega, mas sim é um estado que deixa a gente num mundo aparte, insensível ao resto. Deus dá somente aquilo que cada um pode suportar.
É uma carga leve perto de outras, difícil pois tenho que dar atenção ao filho mais novo o Vitor que quer e precisa de atenção e a minha filha Natasha que também necessita de mim. Amo a todos, mais o coração fica dividido.

Convite

VII Seminário de Indisciplina na Educação Contemporânea

Mais informações acesse:


http://www.metacodex.blogspot.com/