segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Concluindo o Ensino Médio usando o Enem



Contrastes - enquanto muitos alunos abandonam a universidade, pessoas tentam conseguir uma vaga. No Ensino médio, enquanto muitos deixam a oportunidade passar, outros correm atrás através do EJA e do ENEM. Os motivos são muitos, trabalho, melhores condições de vida ou um simples desejo de ler e escrever. 

Para quem já observou as regras do ENEM, existe um tópico bem interessante. O aluno pode utilizar a prova como um certificado de conclusão do ensino médio. Aparentemente poderia ser algo injusto, afinal várias pessoas estudam durante 8 anos, agora serão 9 anos, para concluir os estudos. Porque uma simples prova pode eliminar isso?
Bem, as chances não são iguais para todos. Alguns começaram a trabalhar muito cedo, outros não tiveram as oportunidades devidas, outros os pais simplismente não viam utilidade no ensino. Hoje os tempos são outros, as leis mudaram mas entre teoria e prática as coisas não mudaram para todos infelizmente. Mesmo assim, várias pessoas deixam de estudar para se entregar as drogas, namoros, roubos, preguiça etc Não aproveitando as chances que a vida dá.
Em Curitiba esta opção de buscar a certificação pelo Enem vem crescendo, conforme mostra a reportagem da Gazeta do Povo. Veja abaixo um trecho que fala sobre as condições para conseguir o certificado pelo Enem:

Para obter o certificado, o candidato precisa ter 18 anos de idade até a data do exame, pré-requisito que desestimularia a procura por quem deseja simplesmente pular o ensino médio, afirma a professora. Os interessados também devem atingir pelo menos 400 pontos em cada uma das quatro provas do Enem (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) e 500 pontos na redação. Por outro lado, não é preciso comprovar escolaridade anterior, nem mesmo a conclusão do ensino fundamental.
Fonte: Gazeta do Povo
leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!