Qual a melhor maneira de estudar para aprende de forma consistente? Esta é uma pergunta que todo estudante já fez em algum momento na vida.
A ciência sistematicamente estuda esta questão e tenta entender como o cérebro apreende. Num estudo em 2013 onde se observou várias formas dos alunos estudarem e depois foi avaliado o desempenho conforme cada maneira de estudar ficou em último lugar o método de grifar as palavras, fazer resumos ou usar de qualquer método direto de auxilio para memorização.
Os cientistas sugerem que tentar memorizar buscando atalhos ajuda muito pouco os alunos. O que realmente funciona é praticar resolvendo exercícios sempre se esforçando para explicar o Por quê das coisas. Perguntar o por que das coisas se mostrou relevante para entender o sentido de algo e desta forma conseguir fazer novas associações.
Quanto ao tempo de estudo parece que a memoria guarda por mais tempo os eventos rotineiros, aqueles que se repetem em maior frequência. Isso significa, por exemplo, que estudar tudo numa única vez um pouco antes da prova gera uma memória média de apenas cinco minutos. Já aqueles que estudam uma ou duas horas numa rotina diária, praticando exercícios e respondendo o por que das coisas, gravam o conteúdo na memória por um longo tempo.
Se você pretende passar num concurso ou apreender algo novo, o segredo para fazer a memória gravar o conteúdo estudado é criar uma rotina de estudo de uma ou duas horas por dia se concentrando em perguntar o "por que" aquele conteúdo que você está estudando é assim e não diferente. Estudar é como fazer ginástica, sem disciplina e esforço, não funciona.
Bom estudo!
Saiba mais em: http://psi.sagepub.com/ content/...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião!