terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ipad em sala de aula


Parao professor da Universidade da Inglaterra, Sugata Mitra, que participada EducaParty, dentro da Campus Party Brasil 2012, a educação precisasofrer uma drástica mudança estrutural e ideológica de paradigma. Nacontramão de outros educadores, Mitra criticou em entrevista exclusivaao Terra a prática cada vez mais comum em escolas e universidades, aoredor do mundo, de presentear os alunos com dispositivos tecnológicoscom o objetivo de introduzir a tecnologia na educação. "Dar iPads, porexemplo, é fornecer ao aluno uma nova maneira de jogar videogames".
Segundo Sugata, osprofessores precisam introduzir a tecnologia dentro do processoeducacional e usar os recursos como agregadores de conhecimento - e nãosubstituidores de seres humanos. E, para isso, eles têm de olhar menospara os livros didáticos para entender o processo educacional. "Aeducação precisa acontecer de baixo para cima, e os professores têm queaprender com os alunos", afirmou o pensador. Na opinião dele, um futuromelhor é feito por meio das dúvidas e das perguntas que fazem pensar -e não do simples ato de respondê-las. Por isso, o papel que o professortem hoje é secundário. "Um professor, atualmente, responde perguntasdos alunos. Ele é o Google. Isso não está certo. O professor precisaser mais do que o Google. Ele
 precisaser a pessoa que também faz perguntas, que instiga a imaginação de umjeito provocativo", afirmou. Convidado especial da FundaçãoTelefônica|Vivo, Sugata, que se assumiu ex-hacker, é o criador doprojeto Hole in the Wall, aplicado em uma favela de Nova Délhi, naÍndia, onde ele mesmo nasceu. Computadores eram colocados em uma sala eburacos na parede eram feitos. Educadores observaram, através dosburacos, as crianças tendo o primeiro contato com a web e concluíramque o aprendizado era autômato. "Quando elas tinham dúvidas, elasperguntavam ao Google, entendiam a resposta e a memorizavam. Isso não éinteressante?", provocou Sugata ao relacionar esta ação "digital" aopapel do professor contemporâneo. E é justamente neste ponto que ateoria encontra a prática de acordo com os resultados do estudo que elepropôs.
A primeira visitade Sugata Mitra à Campus Party - Sugata Mitra participa pela primeiravez do evento em 2012, mas já esteve no Brasil outras vezes. "Estouansioso porque eu sei que é um encontro de tecnologia enorme e commuitas pessoas dispostas a falar sobre coisas novas", disse oprofessor. Além de participar do EducaParty, ele também fará umencontro com um grupo de crianças do Parque Santo Antônio, em SãoPaulo, no qual discutirá o papel fundamental nelas na necessáriarevolução da
 educação.
Campus Party 2012 -A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais desete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sedeé o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de SãoPaulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 jácomeçou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 diasem setembro do ano passado. Com 7 mil participantes, sendo 5 milacampados no local , a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horasde conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku,conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador eprofessor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, JulienFourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio, John Klensin,pesquisador do MIT, e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entreoutros. A programação do evento tem transmissão ao vivo pelohttp://live.campus-party.org e aqueles que quiserem interagir com atransmissão pelas redes sociais podem enviar perguntas para ospalestrantes. As hashtags exclusivas para cada uma das áreas deconteúdo são: Ciência - #cpbrCI; Cultura Digital - #cpbrCD;Entretenimento Digital - #cpbrED; Inovação - #cpbrIN e Palco Principal- #cpbrMainStage. A hashtag oficial do evento é #cpbr5.

Terra Educação, 06/02/2012
"iPadem sala de aula é como dar um videogame", diz educador
Rafael Maia Diretode São Paulo
colaboração prof. Haroldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!