Gerenciamento da Sala de Aula
Lição no. 1- Como aumentar a motivação dos alunos
Vamos começar esclarecendo o que NÃO é gerenciamento da sala de aula.
O Gerenciamento de Sala NÃO se trata de criar nenhum sistema de
punição e recompensa. Ao invés disso, o efetivo gerenciamento da sala
de aula é resguardar que todos os alunos estejam ativamente
envolvidos nas tarefas. Deste modo o professor previne as questões que
desestabilizam a gerenciamento da sala antes que elas ocorram....o
professor torna-se proativo e deixa de ser reativo.
Entretanto, é difícil manter os alunos ativamente envolvidos se eles
estão entediados ou desinteressados na aula. É por isso que o tédio
dos alunos é um dos maiores fatores que contribuem para que questões
que desestabilizam a sala de aula apareçam com freqüência.
É tarefa do professor é acender o interesse e aumentar a motivação
para aprender. Como?
O melhor modo de fazer isso é criar uma conexão entre o que os alunos
estão aprendendo e o que está acontecendo na vida deles.... em outras
palavras, encontrar o ponto de convergência com o que é significativo
para ELES.
Em História, Artes, Língua Portuguesa e Ciências é relativamente
fácil fazer isso. Ao trabalhar, por exemplo, a mensagem dos
`Hyppies” nos anos 70, sua roupas, seu gosto musical, peça aos alunos
que façam uma lista do que hoje é considerado `rebelde`, após esta
lista motive-os a compararem os modelos de expressão dos jovens nos
anos 70 com os modelos que a juventude de hoje se utiliza.
A questão primordial é, se você conseguir que os alunos
`queiram`aprender então tudo o mais torna-se muito fácil. Afinal quem
tem o poder de criar um ambiente facilitador para o aprendizado é
você.
Outro modo que os Professores podem aumentar a motivação para o
aprendizado é utilizar perguntas que instiguem a reflexão e a crítica.
Em ciências, por exemplo, ao levantar a questão da “ Gripe Suína “ que
depois passou a ser chamada de gripe H1N1, instigar os alunos a
refletirem o que a economia, os frigoríficos de carne suína tiveram a
ver com isso.
Levantar dúvidas, instigar a reflexão, estimular o pensamento crítico
acaba elevando a temperatura da discussão e faz com que os alunos se
envolvam e queiram saber mais, e ao agir assim extrapolam o que está
nos livros didáticos e partem para a vida real, o mundo em que vivem e
passam a se apropriarem de conhecimentos que os afetam diretamente
enquanto cidadãos.
Um terceiro modo de aumentar a motivação para aprender é a utilização
de video. Ok, talvez pareça óbvio demais, porém muitos professores
mostram o video no momento errado da lição….e sempre deixam o vídeo
por último.
O video não deve ser deixado para o final, ou para o fechamento
daquela lição. Ao invés de videos longos, utilize curtas, ou video
clips no começo das lições para provocar os alunos e atiçar a
curiosidade.
Aqui vai uma dica: você sabia que existe um site
www.curtanaescola.com.br que oferece uma infinidade de curtas que
podem ser assistidos no computador da escola, e podem ser usados em
várias disciplinas ?
Então, vamos recapitular. As questões de gerenciamento da sala de aula
estão diretamente ligadas ao tédio do aluno. Assim, o professor
precisa aumentar a motivação dos alunos para aprender. Os professores
podem lançar mão de três estratégias:
1. Criar conexões entre o conteúdo e os interesses dos alunos
2. Usar o pensamento crítico e a reflexão para gerar discussões
3. Usar o vídeo no início das lições para cativar o interesse e a curiosidade
Espero que você tenha gostado da primeira parte do nosso curso de
Gerenciamento da Sala de Aula. Encorajo você para que comece a aplicar
estas estratégias na sala de aula.
Dentro de alguns dias você receberá a Lição no. 2 onde serão
discutidas outras situações de gerenciamento de sala de aula e como
contorná-las ou prevení-las.
Roseli Brito
Pedagoga, Psicopedagoga - Coach
Curso por email sobre Gerenciamento da Sala de Aula.
Nossa meta, neste ano, é ajudar 50.000 Educadores a transformar
a sala de aula. Inscrição gratuita no site http://www.sosprofessor.com.br
Lição no. 1- Como aumentar a motivação dos alunos
Vamos começar esclarecendo o que NÃO é gerenciamento da sala de aula.
O Gerenciamento de Sala NÃO se trata de criar nenhum sistema de
punição e recompensa. Ao invés disso, o efetivo gerenciamento da sala
de aula é resguardar que todos os alunos estejam ativamente
envolvidos nas tarefas. Deste modo o professor previne as questões que
desestabilizam a gerenciamento da sala antes que elas ocorram....o
professor torna-se proativo e deixa de ser reativo.
Entretanto, é difícil manter os alunos ativamente envolvidos se eles
estão entediados ou desinteressados na aula. É por isso que o tédio
dos alunos é um dos maiores fatores que contribuem para que questões
que desestabilizam a sala de aula apareçam com freqüência.
É tarefa do professor é acender o interesse e aumentar a motivação
para aprender. Como?
O melhor modo de fazer isso é criar uma conexão entre o que os alunos
estão aprendendo e o que está acontecendo na vida deles.... em outras
palavras, encontrar o ponto de convergência com o que é significativo
para ELES.
Em História, Artes, Língua Portuguesa e Ciências é relativamente
fácil fazer isso. Ao trabalhar, por exemplo, a mensagem dos
`Hyppies” nos anos 70, sua roupas, seu gosto musical, peça aos alunos
que façam uma lista do que hoje é considerado `rebelde`, após esta
lista motive-os a compararem os modelos de expressão dos jovens nos
anos 70 com os modelos que a juventude de hoje se utiliza.
A questão primordial é, se você conseguir que os alunos
`queiram`aprender então tudo o mais torna-se muito fácil. Afinal quem
tem o poder de criar um ambiente facilitador para o aprendizado é
você.
Outro modo que os Professores podem aumentar a motivação para o
aprendizado é utilizar perguntas que instiguem a reflexão e a crítica.
Em ciências, por exemplo, ao levantar a questão da “ Gripe Suína “ que
depois passou a ser chamada de gripe H1N1, instigar os alunos a
refletirem o que a economia, os frigoríficos de carne suína tiveram a
ver com isso.
Levantar dúvidas, instigar a reflexão, estimular o pensamento crítico
acaba elevando a temperatura da discussão e faz com que os alunos se
envolvam e queiram saber mais, e ao agir assim extrapolam o que está
nos livros didáticos e partem para a vida real, o mundo em que vivem e
passam a se apropriarem de conhecimentos que os afetam diretamente
enquanto cidadãos.
Um terceiro modo de aumentar a motivação para aprender é a utilização
de video. Ok, talvez pareça óbvio demais, porém muitos professores
mostram o video no momento errado da lição….e sempre deixam o vídeo
por último.
O video não deve ser deixado para o final, ou para o fechamento
daquela lição. Ao invés de videos longos, utilize curtas, ou video
clips no começo das lições para provocar os alunos e atiçar a
curiosidade.
Aqui vai uma dica: você sabia que existe um site
www.curtanaescola.com.br que oferece uma infinidade de curtas que
podem ser assistidos no computador da escola, e podem ser usados em
várias disciplinas ?
Então, vamos recapitular. As questões de gerenciamento da sala de aula
estão diretamente ligadas ao tédio do aluno. Assim, o professor
precisa aumentar a motivação dos alunos para aprender. Os professores
podem lançar mão de três estratégias:
1. Criar conexões entre o conteúdo e os interesses dos alunos
2. Usar o pensamento crítico e a reflexão para gerar discussões
3. Usar o vídeo no início das lições para cativar o interesse e a curiosidade
Espero que você tenha gostado da primeira parte do nosso curso de
Gerenciamento da Sala de Aula. Encorajo você para que comece a aplicar
estas estratégias na sala de aula.
Dentro de alguns dias você receberá a Lição no. 2 onde serão
discutidas outras situações de gerenciamento de sala de aula e como
contorná-las ou prevení-las.
Roseli Brito
Pedagoga, Psicopedagoga - Coach
Curso por email sobre Gerenciamento da Sala de Aula.
Nossa meta, neste ano, é ajudar 50.000 Educadores a transformar
a sala de aula. Inscrição gratuita no site http://www.sosprofessor.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião!